Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/307
Título: Antecedentes axiológicos da satisfação no trabalho de docentes e servidores técnico-administrativos universitários
Autor(es): Andrade, Thiago Francisco de
Palavras-chave: Psicologia organizacional
Satisfação no trabalho
Identidade organizacional
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: A importância atribuída às pessoas e ao seu bem-estar tem levado a um gradativo aumento do interesse em aspectos relativo aos afetos vivenciados pelo Homem em atividade. Neste bojo, a Satisfação no Trabalho, considerada um estado afetivo experimentado pelo trabalhador em resposta a situações de trabalho em seus aspectos físicos e psicossociais, tem sido um tema amplamente estudado no campo da Psicologia do Trabalho e Organizacional. Esta monografia teve como objetivo principal investigar o poder preditivo dos Valores Humanos e suas subfunções sobre a Satisfação entre professores e servidores técnico-administrativos de uma Universidade pública. Para tanto, contou com a colaboração de 192 profissionais, predominantemente professores (60,9%) homens (55,2%) e com idades variando de 23 a 67 anos. Os participantes responderam a um questionário composto de duas escalas: Escala de Satisfação no Trabalho – Versão Reduzida (EST-R) e Questionário dos Valores Básicos (QVB), bem como uma uma ficha biossociodemográfica . Os resultados apontam que a dimensão Chefia é fonte de maior satisfação entre as duas categorias profissionais, enquanto a maior fonte de insatisfação entre os servidores técnico-administrativos é com a dimensão Promoções. Observou-se que a Satisfação no Trabalho de docentes e servidores técnicoadministrativos possui diferentes antecedentes axiológicos, sendo a dimensão Colegas predita pelo Valor Emoção na amostra de docentes, enquanto o antecedente direto desta dimensão entre os servidores técnico-administrativos foi o Valor Estabilidade Pessoal. Considera-se que os resultados dessa pesquisa poderão fornecer subsídios para a implementação de políticas organizacionais, bem como oferecer uma contribuição para o campo da Psicologia do Trabalho e Organizacional no que concerne à compreensão das relações entre afetos vivenciados no trabalho e características individuais.
Descrição: ANDRADE, T. F. de. Antecedentes axiológicos da satisfação no trabalho de docentes e servidores técnico-administrativos universitários. 2011. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/307
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Francisco de Andrade.pdfThiago Francisco de Andrade1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.