Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3072
Título: "Piniqueiras, pretinhas e açucaradas": a mulher negra sob o olhar de cronistas campinenses do século XX
Autor(es): Sousa, Daniela Alves de
Palavras-chave: História-Mulher Negra
Racismo
Cronista- Campina Grande/PB
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: O objetivo neste artigo é verificar como se construiu em campina grande uma imagem da mulher negra através de alguns cronistas que militavam na imprensa. Para isto nos valemos de dois cronistas e um poeta/cronista cuja produção data da primeira metade do século XX até meados da década de 1970. Ao realizarmos uma breve análise sobre a imagem da mulher negra, podemos notar que, localmente, as mulheres negras sempre foram vitimas de racismo e preconceitos, atentando para as crônicas desses grandes escritores campinenses quando enfatizaram a figura da negra. Assim, pretendemos colaborar para um maior (re)conhecimento acerca dessa temática, uma vez que a situação da mulher negra é muito mais complexa, não por ser apenas mulher, mas por ser mulher de cor negra e geralmente pobre como as descritas pelos cronistas, cuja construção de imagem continua nos tempos presentes.
Descrição: Sousa, D. A. de. "Piniqueiras, pretinhas e açucaradas": a mulher negra sob o olhar de cronistas campinenses do século XX. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3072
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela Alves de Sousa.pdfDaniela Alves de Sousa679.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.