Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Jaciara Inamara de Souza-
dc.date.accessioned2023-12-15T19:45:39Z-
dc.date.available2023-12-15T19:45:39Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30720-
dc.descriptionSANTOS, J. I. S. Revisitando as operações fundamentais da aritmética: uma experiência para inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista numa turma de 8º ano. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma pesquisa norteada pelo seguinte problema: o trabalho em dupla, a utilização de materiais didáticos manipuláveis e tarefas ilustrativas apresentam potencial para o estudo das operações básicas da aritmética por um aluno diagnosticado com TEA? Cujo objetivo foi experimentar uma prática de possível inclusão para alunos com diagnóstico de TEA, pois a presença de alunos com esse diagnóstico vem sendo cada vez mais recorrente nas escolas e, por isso, é necessário pensar em ações que possam contribuir para sua inclusão nas aulas de Matemática. Para tanto, a experiência ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental II, situada na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro – PB e especificamente no 8º Ano, por haver um aluno com o referido diagnóstico. Os resultados apontaram para que pudemos perceber que utilizar os materiais manipuláveis foi de suma importância para nosso trabalho, pois o aluno autista consegue interagir melhor, fator muito importante, dado que existe uma dificuldade maior por parte deles no processo de interação e comunicação. Assim, a depender do nível do TEA apresentado pelo aluno e da sua aceitação para o desenvolvimento das atividades, o uso de materiais didáticos manipuláveis, o trabalho interativo e as atividades ilustrativas podem ser estratégias interessantes para sua participação e consequente inclusão nas aulas de Matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Gilmara Gomes Meirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleRevisitando as operações fundamentais da aritmética: uma experiência para inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista numa turma de 8º anopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito708.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Jaciara Inamara de Souza Santos.pdfPDF - Jaciara Inamara de Souza Santos837.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.