Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jaciara Inamara de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T19:45:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-15T19:45:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30720 | - |
dc.description | SANTOS, J. I. S. Revisitando as operações fundamentais da aritmética: uma experiência para inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista numa turma de 8º ano. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa norteada pelo seguinte problema: o trabalho em dupla, a utilização de materiais didáticos manipuláveis e tarefas ilustrativas apresentam potencial para o estudo das operações básicas da aritmética por um aluno diagnosticado com TEA? Cujo objetivo foi experimentar uma prática de possível inclusão para alunos com diagnóstico de TEA, pois a presença de alunos com esse diagnóstico vem sendo cada vez mais recorrente nas escolas e, por isso, é necessário pensar em ações que possam contribuir para sua inclusão nas aulas de Matemática. Para tanto, a experiência ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental II, situada na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro – PB e especificamente no 8º Ano, por haver um aluno com o referido diagnóstico. Os resultados apontaram para que pudemos perceber que utilizar os materiais manipuláveis foi de suma importância para nosso trabalho, pois o aluno autista consegue interagir melhor, fator muito importante, dado que existe uma dificuldade maior por parte deles no processo de interação e comunicação. Assim, a depender do nível do TEA apresentado pelo aluno e da sua aceitação para o desenvolvimento das atividades, o uso de materiais didáticos manipuláveis, o trabalho interativo e as atividades ilustrativas podem ser estratégias interessantes para sua participação e consequente inclusão nas aulas de Matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Revisitando as operações fundamentais da aritmética: uma experiência para inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista numa turma de 8º ano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 708.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Jaciara Inamara de Souza Santos.pdf | PDF - Jaciara Inamara de Souza Santos | 837.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.