Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Izabela Ingryd Dantas da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T12:01:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T12:01:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30725 | - |
dc.description | SILVA, Izabela Ingryd Dantas da. A química presente nas drogas: Abordagem QSC para o ensino de funções orgânicas na EJA. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional ofertada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada e, devido a carga horária de trabalho e o cansaço do dia-a-dia os estudantes podem vir a ter dificuldades de aprendizagem, com isso os docentes devem buscar novas abordagens de ensino para proporcionar experiências de aprendizagem que atendam as demandas desta modalidade de ensino. Nesse sentido, a abordagem de questão sociocientífica (QSC), reconhece as relações éticas, sociais e morais relacionadas a drogas, integrando dimensões científicas e sociais, envolvendo debates éticos sobre legalização, políticas de prevenção e tratamento, e os impactos ocasionados pelo seu uso, proporcionando aos estudantes o fortalecimento da capacidade crítica e reflexiva, além de contribuir para a participação ativa dos estudantes. A presente pesquisa apresenta a contextualização do estudo de funções orgânicas através da temática drogas, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da aprendizagem acerca do conteúdo, analisar a eficácia da sequência didática, investigar o desenvolvimento de análises críticas e conscientizar sobre o abuso de drogas e os problemas causados no Sistema nervoso central (SNC). Realizou-se, então, um estudo de campo com 10 estudantes da EJA da escola ECI Graciliano Fontini Lordão, no município de Pedra Lavrada, realizando análise qualitativa a partir da coleta de dados e vivência. Os resultados obtidos após análise dos questionários de pré-teste, pós teste e de avaliação da proposta didática, apontam a eficácia da proposta e a importância da abordagem de QSC no ensino de química, auxiliando os estudantes na construção de argumentos e decisões frente aos desafios e escolhas de seu cotidiano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Slva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Drogas | pt_BR |
dc.title | A química presente nas drogas: Abordagem QSC para o ensino de funções orgânicas na EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Izabela Ingryd Dantas da Silva | TCC - Izabela Ingryd Dantas da Silva | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 80.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.