Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Izabela Ingryd Dantas da-
dc.date.accessioned2023-12-18T12:01:52Z-
dc.date.available2023-12-18T12:01:52Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.otherCDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30725-
dc.descriptionSILVA, Izabela Ingryd Dantas da. A química presente nas drogas: Abordagem QSC para o ensino de funções orgânicas na EJA. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional ofertada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada e, devido a carga horária de trabalho e o cansaço do dia-a-dia os estudantes podem vir a ter dificuldades de aprendizagem, com isso os docentes devem buscar novas abordagens de ensino para proporcionar experiências de aprendizagem que atendam as demandas desta modalidade de ensino. Nesse sentido, a abordagem de questão sociocientífica (QSC), reconhece as relações éticas, sociais e morais relacionadas a drogas, integrando dimensões científicas e sociais, envolvendo debates éticos sobre legalização, políticas de prevenção e tratamento, e os impactos ocasionados pelo seu uso, proporcionando aos estudantes o fortalecimento da capacidade crítica e reflexiva, além de contribuir para a participação ativa dos estudantes. A presente pesquisa apresenta a contextualização do estudo de funções orgânicas através da temática drogas, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da aprendizagem acerca do conteúdo, analisar a eficácia da sequência didática, investigar o desenvolvimento de análises críticas e conscientizar sobre o abuso de drogas e os problemas causados no Sistema nervoso central (SNC). Realizou-se, então, um estudo de campo com 10 estudantes da EJA da escola ECI Graciliano Fontini Lordão, no município de Pedra Lavrada, realizando análise qualitativa a partir da coleta de dados e vivência. Os resultados obtidos após análise dos questionários de pré-teste, pós teste e de avaliação da proposta didática, apontam a eficácia da proposta e a importância da abordagem de QSC no ensino de química, auxiliando os estudantes na construção de argumentos e decisões frente aos desafios e escolhas de seu cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Slvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectFunções orgânicaspt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.titleA química presente nas drogas: Abordagem QSC para o ensino de funções orgânicas na EJApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Izabela Ingryd Dantas da SilvaTCC - Izabela Ingryd Dantas da Silva1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito80.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.