Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Mayara Barros de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T12:27:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T12:27:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 155.413 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30727 | - |
dc.description | SOUSA, Mayara Barros de. Efeitos do uso das tecnologias na infância e adolescência: Avanço ou retrocesso?. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O referido artigo traz a problemática em torno dos efeitos do uso da tecnologia no período da infância e adolescência de forma a analisar e identificar os avanços e retrocessos em torno do uso dessas ferramentas, seja no ambiente familiar, quanto em perspectivas do âmbito educacional e social. Nesse sentido, é discutido tanto os benefícios quanto os desafios associados ao uso de dispositivos eletrônicos e à internet por jovens. Nesse contexto, tornou-se imprescindível realizar uma análise teórica abrangente sobre o assunto, além da pesquisa de campo, visando compreender os potenciais impactos do uso das tecnologias na trajetória das crianças e dos jovens. A pesquisa foi realizada de maneira presencial na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena em Campina Grande – PB, utilizando um questionário criado composto de 18 questões. Diante disso, a pesquisa analisou o comportamento online de estudantes do ensino fundamental e médio, revelando insights sobre seu uso da internet, exposição a conteúdo sensível e interações nas redes sociais. Esses dados ressaltam a importância de considerar como a tecnologia está moldando o desenvolvimento dessas gerações mais jovens. Este estudo tem como objetivo geral promover conhecimentos acerca da temática e conscientizar a respeito dos efeitos positivos e negativos do uso intensivo da tecnologia entre crianças e adolescentes. A abordagem delineada é quantitativa, que é aquela os resultados podem ser quantificados, geralmente utilizando estatística. Quanto ao tipo ou objetivo, a presente pesquisa é descritiva e explicativa. Portanto, a pesquisa destaca a relevância de estabelecer limites, monitorar a utilização das tecnologias e incentivar práticas saudáveis, tais como evitar o uso de dispositivos eletrônicos durante as refeições e antes do sono. A investigação também oferece uma fundamentação consistente para profissionais e pesquisadores que buscam compreender o efeito da tecnologia na rotina dos jovens e adotar medidas para fomentar uma relação saudável com a internet. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador(a): Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Exposição | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | Efeitos do uso das tecnologias na infância e adolescência: Avanço ou retrocesso? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Mayara Barros de Sousa | TCC - Mayara Barros de Sousa | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 248.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.