Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3074
Título: A problemática das representações culturais na literatura de cordel: Mendicância e pobreza em versos
Autor(es): Santos, Mônica Valéria Araújo dos
Palavras-chave: Literatura de Cordel
Mendicância
Cultura Popular
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central o estudo da Mendicância na Literatura de cordel. A literatura de cordel se configura como manifestação da cultura popular, visto que ela é atravessada por significações. Assim, não se configura apenas como expressão literária, mas também como um discurso popular que deve ser devidamente resgatado e reconhecido como aspecto de extrema relevância para a cultura do país. Este trabalho é resultado da pesquisa empreendida no Projeto de Pesquisa A mendicância nas páginas do cordel, sob orientação da professora Auricélia Lopes Pereira, tendo por objetivo analisar a configuração da mendicância na escrita destes cordéis. Sua importância enquanto trabalho de iniciação científica, e agora Trabalho de Conclusão de Curso, proporciona efetivamente a explanação dos espaços limitados que as discussões acadêmicas apresentam. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa. No referencial teórico foram abordados os principais aspectos relacionados á Literatura de cordel, através da utilização de autores como Mendes, Chartier, Eagleton, Bourdieu, Certeau, Bosi, entre outros, para atribuir credibilidade às proposições defendidas. A análise de dados foi realizada por meio de uma catalogação dos folhetos de cordéis, bem como a pesquisa na Biblioteca Átila de Almeida, localizada na Reitoria da UEPB. No referencial metodológico é apresentada a análise realizada dos folhetos de cordel, afirmando a importância de dois grandes nomes da literatura de cordel no Brasil: Patativa do Assaré e Leandro Gomes de Barros.
Descrição: Santos, M. V. A. dos. A problemática das representações culturais na literatura de cordel: Mendicância e pobreza em versos. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3074
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Valéria Araújo dos Santos.pdfMônica Valéria Araújo dos Santos597.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.