Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Soraya Negreiros-
dc.date.accessioned2023-12-18T14:45:03Z-
dc.date.available2023-12-18T14:45:03Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30743-
dc.descriptionVIANA, Soraya Negreiros. A visão de professores de matemática com relação ao autismo no ensino fundamental II e médio. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa investigou a perspectiva dos professores em relação a alunos da educação especial, principalmente autistas na educação básica. Desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, primeiramente elaboramos um questionário para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Sendo eles oito professores de Escolas de Campina Grande. As perguntas que nortearam nossa pesquisa foram: Estão os professores de Matemática cientes sobre a questão do autismo? Se sim, como a entendem e como trabalham com seus alunos autistas? Se não, como demonstram interesse na educação especial, inclusive sobre os alunos autistas? A partir dos resultados do questionário aplicado aos professores participantes podemos afirmar que o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, mas pouco divulgado aos professores. Os professores participantes buscam estratégias para os alunos autistas, mas ainda com dificuldade. Algumas Escolas dos professores participantes têm espaço adequado para os alunos autistas, como Sala de Acompanhamento, AEE, outras não apresentam tais espaços. Esperamos que nossa pesquisa tenha despertado nos professores participantes interesse pelo tema, e que o mesmo seja expandido e muitas pesquisas sejam realizadas. Assim, alunos autistas terão a oportunidade de um diagnóstico prévio e acompanhamento adequado na aprendizagem matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientedora: Profa. Dra. Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental II e médiopt_BR
dc.titleA visão de professores de matemática com relação ao autismo no ensino fundamental II e médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Soraya Negreiros Viana.pdfTCC - Soraya Negreiros Viana657.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito116.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.