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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30752
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Leonardo Batista | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T12:25:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T12:25:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.other | CDD | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30752 | - |
dc.description | SILVA, Leonardo Batista. Significados semânticos acerca dos conceitos de ciência, fake news e redes sociais por estudantes de escola pública do município de Cacimba de Dentro-PB. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna - PB, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo conhecer, através da técnica de redes semânticas, os significados socialmente atribuídos aos seguintes conceitos: ciência, fake News e redes sociais. Especificamente, visou saber Tamanho da Rede (TR), Núcleo da Rede (NR), Peso Semântico (PS) e Distância Semântica Quantitativa (DSQ), além ainda de discutir, enquanto técnica, como as pesquisas podem fazer uso das redes semânticas, no sentido de orientar trabalhos que objetivam saber como os significados são coletivamente compreendidos. Do ponto de vista do método, se tratou de uma pesquisa com objetivos descritivos, de abordagem quantitativa, com procedimento de pesquisa em campo, realizado em escola pública no Município de Cacimba de Dentro, Estado da Paraíba. A amostra de participantes foi composta de 37 alunos do 9° ano de ensino fundamental. A construção do instrumento baseou-se no Modelo de Redes Semânticas Naturais, proposto por Figueroa et al (1981), que constou da apresentação de palavras-estímulo. A aplicação ocorreu em sala de aula no mês de outubro deste ano (2023). Assim, a análise foi feita seguindo os critérios estabelecidos pelos autores supramencionados. Os principais resultados foram os seguintes: Sobre os diferentes significados atribuídos ao estímulo ciência, a palavra definidora com maior Peso Semântico (PS), socialmente valorizado, foi ‘Célula’ e, surgiu associadas a outras definidoras, tais como: ‘Corpo humano’, ‘Estudo/Experimento’ e ‘Átomo/Matéria’. No que se refere aos significados atribuídos ao estímulo fake News, a palavra definidora com maior Peso Semântico (PS) foi ‘Redes Sociais’ e, surgiram interligados a palavras como ‘Mentiras/fraudes’, ‘Fofocas/Boatos’ e ‘Notícias’. Por fim, com o estímulo redes sociais, a palavra definidora com maior Peso Semântico (PS), foi ‘Redes Sociais (Plataformas)’, seguidas de outras definidoras, a saber: ‘Diversão’, ‘Notícias’ e ‘Internet (sites)’. Como consideração final, destacar-se que o estímulo ciência se concentrou na ideia de um conhecimento centrado na experiência. As redes sociais foram associados a espaço de lazer e, pouco representado como lugar de estudos ou de compartilhamentos de informações científicas. Em relação ao conceito de fake News, a ideia ou percepção dos sujeitos a esta palavra está ligada a notícias falsas, fortemente vinculadas nas redes sociais ou mídias de compartilhamento de informações. Não sendo observado pouca ou nenhuma relação com o combate destas notícias com o desenvolvimento e letramento científico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Me. Carlos da Silva Cirino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Estimulos | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Escolas Públicas | pt_BR |
dc.title | Significados semânticos acerca dos conceitos de ciência, fake news e redes sociais por estudantes de escola pública do município de cacimba de dentro-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 69 - TCC |
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