Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30755
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Giselle Maria Andrade da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T14:07:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T14:07:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.704 2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30755 | - |
dc.description | SILVA, Giselle Maria Andrade da. Contribuições da Educação Física Infantil na Coordenação Motora: Relato de Experiência. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A coordenação motora é a capacidade de coordenar os movimentos integrantes dependendo dos órgãos proprioceptivos. Tendo como esses princípios, a coordenação motora na infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento global das crianças. A influência e incentivo para a prática das habilidades motoras contribuem para o desenvolvimento psicológico/motor, assim como o comportamento e a relação social de comunicação básica, como por exemplo: falar, andar, equilibrar-se e escrever, tenha êxito a curto, médio e longo prazos. É muito importante que as crianças desde cedo desenvolvam essas habilidades para não interferir no seu comportamento social e de comunicação futuros. Além das intervenções precoces, as atividades em sala de aula podem ajudar a trabalhar a coordenação motora dessas crianças. O objetivo desse trabalho foi relatar nossas experiências como estagiária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertuliano Maciel, localizada no bairro do Ligeiro, na cidade de Queimadas-PB, tendo como público alvo crianças da faixa etária de 4 a 6 anos de idade do Pré 1 e 2 conforme a subdivisão da escola, do Ensino Infantil. Com o objetivo de trabalhar a coordenação motora dentro da psicomotricidade através de atividades lúdicas que envolvam a utilização de movimentos. Os encontros ocorreriam toda sexta feira de 07:30 às 11:00h, onde foram realizadas as aulas práticas. Além do desafio de trabalhar com crianças, laços foram criados a cada encontro, portanto, ao atuar na área precisamos constantemente nos manter capacitados, pois a coordenação motora na infância é um fator determinante para o crescimento saudável e o desenvolvimento global das crianças, afetando não apenas suas habilidades físicas, mas também seu bem-estar emocional e social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr.ª Regimênia Maria Braga de Carvalho. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Coordenação motora | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Física - Crianças | pt_BR |
dc.title | Contribuições da Educação Física Infantil na Coordenação Motora: Relato de Experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Giselle Maria Andrade da Silva.pdf | TCC - Giselle Maria Andrade da Silva | 641.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 260.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.