Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3076
Título: Representação do masculino no imaginário do gênero musical forró
Autor(es): Sousa, Patrick Anderson da Silva
Palavras-chave: Cultura Popular
Gênero
Forró
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: Este artigo é resultado da pesquisa realizada em 2006, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC/CNPq/UEPB, orientado pelo Prof. Dr. Antonio de Pádua Dias da Silva, intitulado “Representação Do Masculino No Imaginário Do Gênero Musical Forró”, Na Área/Sub-área “LINGUISTICA, LETRAS E ARTES (LLA), 8.02.07.00-6- Outras Literaturas Vernáculas”. Teve como objetivo responder algumas inquietações que surgem no âmbito das ciências humanas, na questão de gênero: saber se há uma crise do masculino na região Nordeste, sendo representadas nas canções de forró. Tal questionamento torna-se necessário tendo em vista que os estudos levantados acerca das relações de gênero apontam para uma possível crise do masculino na contemporaneidade, Nolasco (1995). Na contextualização de Le Rider (1992), uma certa idéia de desconstrução do masculino aparece estreitamente ligada à transição para a modernidade. Desse modo a crise estaria ligada a uma grande fissura ocorrida na relação homem/mulher, a ponto de alterar alguns valores e comportamentos. O presente Artigo tem como fundamento relatar a pesquisa realizada para constatar se há ou não nas estruturas de gênero uma crise. A nossa costura na pesquisa teve como pano de fundo a cultura nordestina, pois em face dos vários discursos culturais que sustentam uma possível crise do sujeito homem - o nordestino, constata-se que ainda se mantém numa base sólida da cultura falocêntrica e patriarcal. O objetivo maior da pesquisa foi tão somente investigar se o que a corrente crítica do “masculinismo” aponta como uma verdade inquestionável – a crise do homem contemporâneo – corresponde diretamente à representação deste mesmo homem contemporâneo nas letras de musicas de forró. Discutir conceitos e a historicidade do gênero musical aqui citado, não caberia na proposta da pesquisa realizada, bem como discutir fundamentos da crítica do gênero extrapolaria os limites teóricos-críticos da pesquisa. Contudo tão somente que quando aparecer, o gênero musical forró, diz respeito as relações de poder instauradas entre a base falocêntrica e outras bases.
Descrição: Sousa, P. A. da S. Representação do masculino no imaginário do gênero musical forró. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3076
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrick Anderson da Silva Sousa.pdfPatrick Anderson da Silva Sousa653.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.