Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amorim, Isaias Victor Melo | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T14:48:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T14:48:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30765 | - |
dc.description | AMORIM, Isaias Victor Melo. Discutindo a hidroginástica na qualidade de vida: um relato de experiência. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral compreender e discutir a prática pedagógica do professor de Educação Física no controle da síndrome metabólica; como objetivo específico buscou-se analisar os efeitos da hidroginástica na síndrome metabólica em adultos e idosos; e ainda, entender como a prática pedagógica do professor de Educação Física auxilia no controle dessa síndrome. O estudo foi realizado considerando um caso de uma idosa que frequenta as aulas de hidroginástica do Projeto de Extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e com abordagem relato de experiência. De caráter descritivo, pois tem como principal objetivo descrever as características de determinada população ou fenômeno ou estabelecer relação entre variáveis, apresentando em detalhes o que está ocorrendo. Foi observado nesse estudo que a atividade física e a hidroginástica é importante para os idosos, independente a sua finalidade, seja ela saúde ou interação social, fazendo com que diminua diversos problemas. Sendo assim, podemos detectar que a atuação do professor de educação física é necessária, pois ele poderá mostrar caminhos para que as doenças presentes na síndrome metabólica não se desenvolvam. Diante do exposto, o presente estudo evidenciou a importância da atividade física e da prática pedagógica do professor de Educação Física para o controle da síndrome metabólica, e no ato de cuidar e falar sobre a saúde o professor de Educação Física tem um papel fundamental, ainda se faz importante enfatizar que esta experiência foi importante para todos, pois pode ressignificar o papel do professor de sala de aula, mostrando que o professor de Educação Física vai além de uma bola, sendo assim, importante para o crescimento e valorização do professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Síndrome metabólica | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Discutindo a hidroginástica na qualidade de vida: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Isaias Victor Melo Amorim.pdf | TCC - Isaias Victor Melo Amorim | 485.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 238.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.