Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmorim, Isaias Victor Melo-
dc.date.accessioned2023-12-19T14:48:37Z-
dc.date.available2023-12-19T14:48:37Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30765-
dc.descriptionAMORIM, Isaias Victor Melo. Discutindo a hidroginástica na qualidade de vida: um relato de experiência. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral compreender e discutir a prática pedagógica do professor de Educação Física no controle da síndrome metabólica; como objetivo específico buscou-se analisar os efeitos da hidroginástica na síndrome metabólica em adultos e idosos; e ainda, entender como a prática pedagógica do professor de Educação Física auxilia no controle dessa síndrome. O estudo foi realizado considerando um caso de uma idosa que frequenta as aulas de hidroginástica do Projeto de Extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e com abordagem relato de experiência. De caráter descritivo, pois tem como principal objetivo descrever as características de determinada população ou fenômeno ou estabelecer relação entre variáveis, apresentando em detalhes o que está ocorrendo. Foi observado nesse estudo que a atividade física e a hidroginástica é importante para os idosos, independente a sua finalidade, seja ela saúde ou interação social, fazendo com que diminua diversos problemas. Sendo assim, podemos detectar que a atuação do professor de educação física é necessária, pois ele poderá mostrar caminhos para que as doenças presentes na síndrome metabólica não se desenvolvam. Diante do exposto, o presente estudo evidenciou a importância da atividade física e da prática pedagógica do professor de Educação Física para o controle da síndrome metabólica, e no ato de cuidar e falar sobre a saúde o professor de Educação Física tem um papel fundamental, ainda se faz importante enfatizar que esta experiência foi importante para todos, pois pode ressignificar o papel do professor de sala de aula, mostrando que o professor de Educação Física vai além de uma bola, sendo assim, importante para o crescimento e valorização do professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSíndrome metabólicapt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleDiscutindo a hidroginástica na qualidade de vida: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isaias Victor Melo Amorim.pdfTCC - Isaias Victor Melo Amorim485.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito238.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.