Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3078
Título: “Questão de honra”: noções de moralidade, desquites e crimes de sedução nas relações de gênero em Campina Grande nas décadas de 1920 e 1930
Autor(es): Mendes, Josiane de Lima
Palavras-chave: Comportamento
Relação de Gênero
Regras Sociais
Mulheres
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho consiste em uma analise sobre as características comportamentais feminina durante as décadas de 1920 e 1930 observadas na cidade de Campina Grande – PB. Um dos pontos principais da pesquisa é compreender como essas mulheres, em meio ao contexto de regras e normas moralizadoras bastante rígidas, manifestavam algumas formas de resistência de forma clara ou mesmo de forma velada. A fim de facilitar a compreensão do tema, foi preciso historicizar, tecendo algumas considerações sobre as características da sociedade em analise (Campina Grande) mais relevantes para o nosso tema. Assim, buscamos as “raízes” da forma como o feminino era pensado no século XX, e identificamos que esse pensamento teve origem ainda no século XVIII e XIX, onde principalmente o advento da pós-revolução francesa, trouxe transformações sociais, políticas e econômicas, que possibilitou essa intensa valorização de papeis determinados e destinados para homens e mulheres dentro da sociedade. Entendendo Todos esses elementos, cujo comportamento parto do principio de que a sociedade Campinense no inicio do século XX sofrendo tais influencias, manifesta características comportamentais dentro dessa configuração. Concluída essa primeira parte da analise, partirmos para a análise das fontes documentais escolhidas, e que nos mostra alem das características ate aqui descritas pertinentes aos nossos recortes temporais e locais, mas principalmente nos leva a entender as formas de resistência observadas e identificadas como formas de resistência feminina. As primeiras fontes utilizadas são processos criminais, obtidos no Fórum Afonso campos, desta cidade, onde constam acusações de casos de crimes de sedução (raptos consentidos e defloramentos) ocorridos na década de 1920. A segunda fonte utilizada foi os depoimentos obtidos em entrevista com testemunha de um processo de desquite na década de 1930. Os principais referencias bibliográficos utilizados, foram Michel de Certeau com a idéias de táticas, estratégias e resistência. Mary Del Priori com a historiografia sobre as mulheres principalmente no Brasil e Michele Perrot com historia das mulheres de forma mais geral. Keilla Grinberg sobre o trabalho com processos crimes e Jose ‘Assunção Barros com teoria da história. Por fim, são tecidas as considerações finais onde constam as impressões e hipóteses que formulamos após analisar o material obtido, cruzando os mesmos com as fontes teóricas que nos auxiliam na elaboração das idéias que foram debatidas.
Descrição: Mendes, J. de L. “Questão de honra”: noções de moralidade, desquites e crimes de sedução nas relações de gênero em Campina Grande nas décadas de 1920 e 1930. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3078
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josiane de Lima Mendes.pdfJosiane de Lima Mendes9.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.