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dc.contributor.authorCampos, Vanessa Maria Soares-
dc.date.accessioned2023-12-19T18:33:07Z-
dc.date.available2023-12-19T18:33:07Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.otherCDD 616.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30784-
dc.descriptionCAMPOS, Vanessa Maria Soares. Impacto da pandemia da COVID-19 na qualidade de vida e do sono de docentes universitários da área de saúde. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia da COVID-19 afetou mundialmente as relações sociais, econômicas e a organização do trabalho. Para prevenir a disseminação do vírus, o distanciamento social foi adotado, e as aulas passaram a ser ministradas através do ensino remoto, alterando abruptamente práticas pedagógicas. Entre algumas consequências, pode-se mencionar alterações nas atividades laborais, a preocupação em relação a infecção, o isolamento, dificuldades financeiras e as incertezas sobre o futuro. Dessa maneira, todas essas mudanças significativas na vida dos professores, podem acarretar em sobrecarga física e mental. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da pandemia da COVID-19 na qualidade de vida e do sono em docentes universitários da área de saúde da UEPB. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e analítico, de corte transversal, no qual os participantes responderam a um questionário virtual, contendo perguntas abordando aspectos sociodemográficos, hábitos de vida, aspectos laborais, além de utilizar o questionário WHOQOL-bref para avaliar a qualidade de vida e o IQSP para avaliar a qualidade do sono. Participaram deste estudo 56 docentes, com idade acima de 18 anos, de ambos os sexos, que estão em atividade, e passaram por isolamento social imposto pela COVID-19 exercendo a docência, atuando através do ensino remoto. Os dados foram catalogados e analisados através do software estatístico SPSS (versão 22.0). Foi realizada correlação de Spearman entre dados sociodemográficos, clínicos, laborais e hábitos de vida e os escore total de cada domínio da WHOQOL-bref e IQSP. Os dados anteriormente citados também foram submetidos a análise por meio de regressão linear múltipla (modelo Stepwise) para explicar se há influência na variância desses dados. O nível de significância final adotado foi de p < 0,05. Entre os resultados, encontrou-se valores que indicam QV mediana e QS ruim, além de presença de distúrbio do sono em uma parte da amostra. Observou-se uma associação estatisticamente significativa (p<0,05) entre QV e o escore de IMC, prática de atividade física, uso de medicação e de carga horária semanal de trabalho. Em relação a QS, houve correlação (p<0,05) entre os componentes do IQSP com idade, capacidade para o trabalho, preparo para uso de ferramentas digitais no trabalho, sexo, diagnóstico da COVID-19 e carga horária de trabalho. Ao relacionar QS e QV, foi verificado correlações estatisticamente significativas negativas entre quase todas as variáveis, o que indica que quanto melhor a qualidade de sono, melhor a qualidade de vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Alecsandra Ferreira Tomazpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectQualidade do sonopt_BR
dc.titleImpacto da pandemia da COVID-19 na qualidade de vida e do sono de docentes universitários da área de saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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