Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3079
Título: Desigualdades sociais: as políticas afirmativas para negros
Autor(es): Tavares, Anderson de Sousa
Palavras-chave: História
Negro – Pós abolição
Resistência Negra
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: Verifica-se na contemporaneidade o preconceito etnicorracial apresentando-se como um dos grandes problemas a serem enfrentados pela sociedade, sobretudo, as populações negras que sofrem os efeitos dessa desigualdade social no Brasil. Com essa lacuna, discutir sobre a historicidade da população negra nesse país se torna um grande desafio para nós historiadores. É nesse contexto, que inclui também políticas de afirmação, que nos propomos analisar as representações estabelecidas em torno do povo negro no Brasil, destacando o lugar do negro na sociedade, sobretudo como esse se deparou após a abolição da escravidão, nesse sentido analisaremos três momentos. O primeiro se refere a discussão em torno do contexto pós-abolicionista, dos lugares que foram associados e dirigidos aos negros após sua liberdade, em seguida, analisaremos o âmbito da resistência negra, dando ênfase ao espaços sociais da impressa, da religiosidade e do movimento negro, por último, analisaremos as políticas afirmativas que buscam colocar o negro em destaque na sociedade, nesse viés, o estudo remeterá as discussões em torno das continuidades e descontinuidades das discriminações sobre o negro e a necessidade de mudanças.
Descrição: Tavares, A. de S. Desigualdades sociais: as políticas afirmativas para negros. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3079
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson de Sousa Tavares.pdfAnderson de Sousa Tavares462.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.