Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30794
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Milena Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T19:12:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T19:12:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30794 | - |
dc.description | SILVA, Milena Gomes da. Aplicação de metodologias ativas para o ensino de Ciências/Biologia no âmbito do PIBID. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho constitui-se de uma análise das principais Metodologias Ativas (MAs) que foram utilizadas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, que ocorreu no período de pandemia do COVID-19. As Metodologias Ativas (MAs) são formas diversas de envolver o aluno em todo o processo educativo. Objetivou-se a promoção de habilidades relacionadas ao letramento científico dos alunos e facilitação da aprendizagem, evidenciando, dessa maneira, a importância do PIBID na construção dos saberes necessários à formação docente durante a graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados foi elaborado um questionário durante o segundo semestre de 2021 que posteriormente foi analisado à luz da análise de conteúdo (AC). Os resultados apontam para um grande esforço realizado pelos pibidianos, para garantir que a aprendizagem fosse efetivada mesmo frente aos desafios da educação remota, vivenciada pelos participantes no período de coleta dos dados, sendo a principal MA usada pelos participantes da pesquisa a gamificação. A utilização de jogos no ensino remoto tornou-se comum, por se tratar de algo que faz parte do dia a dia do estudante, tornando-o mais participativo durante as aulas, facilitando seu manuseio e interesse. Além disso, foi possível observar que existe a necessidade do uso de MAs já consagradas no campo educacional que foram citadas apenas uma vez pelos pibidianos, evidenciando seu pouco uso nas intervenções, como a sala de aula invertida e o ensino por meio da problematização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Karla Patrícia de Oliveira Luna | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. | pt_BR |
dc.title | Aplicação de metodologias ativas para o ensino de Ciências/Biologia no âmbito do PIBID | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Milena Gomes da Silva.pdf | TCC - Milena Gomes da Silva.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 206.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.