Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Milena Gomes da-
dc.date.accessioned2023-12-19T19:12:31Z-
dc.date.available2023-12-19T19:12:31Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30794-
dc.descriptionSILVA, Milena Gomes da. Aplicação de metodologias ativas para o ensino de Ciências/Biologia no âmbito do PIBID. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho constitui-se de uma análise das principais Metodologias Ativas (MAs) que foram utilizadas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, que ocorreu no período de pandemia do COVID-19. As Metodologias Ativas (MAs) são formas diversas de envolver o aluno em todo o processo educativo. Objetivou-se a promoção de habilidades relacionadas ao letramento científico dos alunos e facilitação da aprendizagem, evidenciando, dessa maneira, a importância do PIBID na construção dos saberes necessários à formação docente durante a graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados foi elaborado um questionário durante o segundo semestre de 2021 que posteriormente foi analisado à luz da análise de conteúdo (AC). Os resultados apontam para um grande esforço realizado pelos pibidianos, para garantir que a aprendizagem fosse efetivada mesmo frente aos desafios da educação remota, vivenciada pelos participantes no período de coleta dos dados, sendo a principal MA usada pelos participantes da pesquisa a gamificação. A utilização de jogos no ensino remoto tornou-se comum, por se tratar de algo que faz parte do dia a dia do estudante, tornando-o mais participativo durante as aulas, facilitando seu manuseio e interesse. Além disso, foi possível observar que existe a necessidade do uso de MAs já consagradas no campo educacional que foram citadas apenas uma vez pelos pibidianos, evidenciando seu pouco uso nas intervenções, como a sala de aula invertida e o ensino por meio da problematização.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Karla Patrícia de Oliveira Lunapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.pt_BR
dc.titleAplicação de metodologias ativas para o ensino de Ciências/Biologia no âmbito do PIBIDpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Milena Gomes da Silva.pdfTCC - Milena Gomes da Silva.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito206.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.