Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30806
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | França, Ísis Loany Beserra | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T19:50:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T19:50:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30806 | - |
dc.description | FRANÇA, Ísis Loany Beserra. Interfaces da dança no campo sociocultural: apontamentos para a Educação Física escolar a partir de uma revisão narrativa da literatura. 2022. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ser humano é um ser sociocultural, portanto, produz cultura em diferentes tempos e espaços, atribuindo diferentes sentidos e significados as suas práticas corporais. Um destes conhecimentos que integra, constitui a identidade do sujeito e de um povo, que traz sentidos e significados é a dança. Essa prática corporal é para a Educação Física um objeto de conhecimento que deve ser abordado na escola, em todo o ensino fundamental, conforme a BNCC. Considerando que cada dança, traz, revela elementos simbólicos, expressivos de culturas, logo afirma-se que há uma diversidade cultural que pode ser demostrada pelas danças e vice-versa. Nesse contexto, o estudo apresenta como problemática central: Quais interfaces da dança se revelam na produção científica sobre esta prática corporal, no campo sociocultural, potenciais para dialogar com a Educação Física escolar? A pesquisa teve como objetivo central, identificar possíveis interfaces na compreensão sobre a dança na dimensão sociocultural, bem como, apontar aspectos sobre a dança na escola e na Educação Física e apresentar fundamentos centrais sobre o currículo cultural da Educação Física na escola. O estudo trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa da literatura, tendo como uma das relevâncias apresentar apontamentos teóricos sobre a dança no campo das linguagens e suas tecnologias, onde a Educação Física integra, numa articulação com a dimensão sociocultural. Os argumentos apresentados na revisão de literatura poderão embasar o fazer pedagógico do professor de Educação Física na escola, considerando os vieses entre corpo, dança e cultura. O estudo destaca: a recorrência do corpo na compreensão da dança no campo sociocultural; a dança na escola, nas aulas de Educação Física, deve ser compreendida, abordada e vivenciada a partir dos eixos: corpo, cultura, sociedade e linguagens; a recorrência de estudos de Marcos Garcia Neira sobre currículo cultural da Educação Física como objeto de estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Elaine Melo de Brito Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dimensão sociocultural da dança | pt_BR |
dc.title | Interfaces da dança no campo sociocultural: apontamentos para a educação física escolar a partir de uma revisão narrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ísis Loany Beserra França.pdf | TCC - Ísis Loany Beserra França | 629.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 251.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.