Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3082
Título: ''As duas faces da imagem refletida'': A aplicação dos princípios arquivísticos na documentação colonial do Arquivo histórico da Paraíba
Autor(es): Saturnino, Luyz Paullo Targino
Palavras-chave: Princípio da proveniência
Princípio da ordem original
Arquivo histórico da Paraíba
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a aplicação do princípio da proveniência e do princípio de ordem original na documentação colonial do Arquivo Histórico da Paraíba, localizado em João Pessoa. A pesquisa partiu da seguinte questão: como fazer a aplicação do princípio da proveniência e do princípio de ordem original na documentação colonial do Arquivo Histórico da Paraíba? Em busca de possíveis respostas para o objetivo, a pesquisa sustentou a hipótese de que o processo de organização dos documentos do período colonial custodiados pelo Arquivo Histórico da Paraíba não seguiu os princípios arquivisticos da proveniência e de ordem interna. Em termos metodológicos, a pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, do tipo exploratório, assumindo um caráter empírico. O trabalho demonstra que apenas a ordenação cronológica adotada pelo arquivo não foi e nem é suficiente para a disposição da documentação colonial, pois, além disso, ela deve ser distribuída de acordo com a sua origem e o seu tipo documental e ordenado dentro de seu referente fundo em conformidade com o seu ano de produção, com a finalidade de ordenar a documentação de forma lógica e correta. Nesta perspectiva, concluímos sobre uma ótica arquivística que o Arquivo Histórico da Paraíba, no que tange a organização da documentação colonial, não levou em consideração os princípios mencionados, descaracterizando a proveniência e a ordem interna dos documentos deste acervo, refletindo, portanto uma imagem que destorce da realidade desta ciência, destruindo, assim, a maneira dos documentos representarem com clareza os órgãos que os criaram.
Descrição: SATURNINO, Luyz Paullo Targino. ''As duas faces da imagem refletida'': A aplicação dos princípios arquivísticos na documentação colonial do Arquivo Histórico da Paraíba. 2011. 139f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3082
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luyz Paullo Targino Saturnino.pdfLuyz Paullo Targino Saturnino861.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.