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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30831
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Brenda Ismirna Calixto de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T14:07:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T14:07:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.704 2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30831 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Brenda Ismirna Calixto de. Estudo comparativo do desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças típicas na faixa étaria de 7 à 10 anos da EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha da cidade de Esperança-PB. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento motor beneficia os indivíduos na execução de atividades diárias. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo diagnosticado com frequência em crianças, devido aos avanços nos estudos e conhecimento por parte da população sobre o assunto. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o desenvolvimento cognitivo, motor e da comunicação social do indivíduo. A educação física melhora esses aspectos que são bastante afetados, tendo em vista que promove benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo, sem contar com a comunicação, pois permite as interações sociais durante as aulas fazendo os indivíduos serem mais sociáveis. A pesquisa de campo na EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha teve como objetivo observar e comparar o desenvolvimento motor das crianças típicas e das atípicas que possuem TEA para mostrar a importância de trabalharmos de maneira mais atenciosa e includente para com esses indivíduos que muitas vezes são excluídos das aulas por conta do transtorno e limitações que possuem. Com a concretização dos testes às crianças típicas adquiriram uma média de acertos de 1,83 para sim e 0,66 para não, enquanto que as crianças atípicas que possuem TEA obtiveram uma média de 0,5 para sim e 2 para não. Percebe-se o quanto esses estudos contribuem positivamente para a sociedade, levando a enxergarmos as situações de forma mais empática ocasionando uma ruptura de estigmas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador(a): Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Motora | pt_BR |
dc.subject | Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo do desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças típicas na faixa étaria de 7 à 10 anos da EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha da cidade de Esperança-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Brenda Ismirna Calixto de Oliveira | TCC - Brenda Ismirna Calixto de Oliveira | 5.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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