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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30848
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Luana Gomes de Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T10:49:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T10:49:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 797 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30848 | - |
dc.description | SOUZA, Luana Gomes de Lima de. As contribuições das atividades aquáticas na melhoria de distúrbios neurológicos: Um relato de experiência. 2023.14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Distúrbios neurológicos nada mais são do que algo ser/estar anormal no cérebro, no sistema nervoso ou nas células musculares, tendo em vista que muitas pessoas hoje em dia são acometidas com algum tipo de distúrbio, vale elencar o aumento gradativo na presença de transtornos psíquicos, como por exemplo a depressão, a deficiência intelectual, transtornos de desenvolvimento como o autismo, entre outras coisas. O objetivo deste trabalho foi relatar minha experiência como voluntária mas posteriormente como líder e bolsista de Atividades Aquáticas (hidroginástica e natação infantil) no Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer – LPSEL, popularmente conhecido como Escolinha do DEF, que fica localizada na cidade de Campina Grande – PB e atende pelo Departamento de Educação Física da UEPB. As aulas ocorrem todas terças e quintas-feiras, das 07h30 às 09h30, sendo 60 minutos de cada modalidade. Dentro do projeto existem vários perfis de alunos que variam entre crianças típicas e atípicas á adultos e idosos, com isso, as aulas precisam ser adaptadas de acordo com a motivação e limitação de cada um deles, principalmente ao tratar-se de alunos com algum distúrbio neurológico, nossa experiência no projeto me mostrou melhoras significativas no quadro de alguns participantes a partir da prática das atividades aquáticas onde pudemos perceber que, a cada semana, além da criação de vínculos afetivos houveram também evoluções no avanço motor, cognitivo e de comunicação dos mesmos. É notório que as aulas de hidroginástica e natação infantil da Escolinha trouxeram mais alegria, vontade de viver e qualidade de vida para os alunos e nós como profissionais da Educação Física somos os principais responsáveis por proporcionar cada uma dessas vivências, visando também que o projeto atua como um voluntariado às pessoas das comunidades circunvizinhas da UEPB. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Regimênia Maria Braga de Carvalho. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Distúrbio neurológico | pt_BR |
dc.subject | Atividades Aquáticas | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | As contribuições das atividades aquáticas na melhoria de distúrbios neurológicos: Um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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