Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Thalia Cândido dos-
dc.date.accessioned2023-12-21T11:51:50Z-
dc.date.available2023-12-21T11:51:50Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30862-
dc.descriptionCÂNDIDO, Thalia. O trato da temática gênero no ensino das danças na educação física escolar: uma revisão integrativa. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo teve como objetivo central identificar os apontamentos pedagógicos e/ou procedimentos metodológicos sobre o trato das danças na escola com a temática gênero, considerando estudos desenvolvidos e publicados. Quanto aos objetivos específicos: aproximar os possíveis apontamentos pedagógicos para o campo da Educação Física escolar, especificamente na unidade temática danças, bem como, apontar a temática gênero como objeto de ensino nas aulas de danças. Trata-se de uma revisão integrativa, sendo realizada através de um levantamento de dados do portal periódico da CAPES e SciELO. Foram selecionadas seis referências para análise, ressaltando os critérios de inclusão e exclusão e procedimento de seleção preestabelecido. O estudo apresenta como principais resultados: a recorrência das danças de salão como objeto de ensino mais abordado para o trato de gênero na escola de educação básica, a dimensão do ensino das danças através da dimensão de conhecimento atitudinal abrangendo possibilidades de debates, no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Para o estudo, o ensino da cultura ballroom deve ser compreendida no âmbito das danças urbanas (voguing), de forma a ampliar o conhecimento dos estudantes sobre danças, multiculturalismo e gênero. A pesquisa sugere a investigação do objeto de estudo em artigos escritos em outras línguas, no sentido de fortalecer apontamentos e reflexões para o trato da unidade temática danças e gênero na Educação Física escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Elaine Melo de Brito Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleO trato da temática gênero no ensino das danças na educação física escolar: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thalia Cândido dos Santos.pdfTCC - Thalia Cândido dos Santos526.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito4.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.