Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3087
Título: A participação de Manoel de Barros no contexto do movimento Quebra-Quilos
Autor(es): Barros, Fernanda Sales
Palavras-chave: História
Quebra-Quilos
Campina Grande/PB
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: A história paraibana retrata um dos maiores e mais conhecidos movimentos sociais que aconteceu no Norte do Brasil durante a década de 1870, o então Quebra-Quilos. Este mesmo movimento vai expressar em linhas gerais o desgaste de um povo, que já não suportava os mandatos de um governo Imperial, pois durante este período as taxas de impostos que serão cobradas da população atingirão um nível exorbitante, em cima da crise econômica e política que o norte brasileiro passava, além de ser acompanhada pelo novo mandato do governo que impunha o novo sistema métrico brasileiro de pesos e medidas para os trabalhadores feirantes. Porém diante deste mesmo movimento que tem por seu inicio o então povoado de Fagundes pertencente a Campina Grande e se espalha até as províncias imperiais de Pernambuco, Alagoas e Rio grande do Norte, alguns dos que estão dentre as massas populares, possuem em meio aos conflitos outros objetivos, em exemplo Manoel de Barros, mas conhecido como Neco de Barros. Este colocado na história oficial paraibana como um cangaceiro, líder de um grupo participante do Quebra-Quilos, que no dia 23 de Novembro do ano de 1874, arromba a cadeia pública da cidade de Campina Grande e liberta todos os presos ali presentes. Mas através da pesquisa, estudo e análise de fontes bibliográficas, documentais e orais, acompanhadas também pela teoria da história social de Thompson, mostraremos neste artigo a real intenção do então popular Neco de Barros, que tem como objetivo principal participar do movimento não para reivindicar o direito dos feirantes contra os impostos e o novo sistema métrico, mas sim libertar o seu pai da prisão, que paga por um crime de assassinato que o filho Neco cometeu.
Descrição: Barros, F. S. A participação de Manoel de Barros no contexto do movimento Quebra-Quilos. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3087
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Sales Barros.pdfFernanda Sales Barros299.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.