Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30874
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Larissa Elizabeth do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T12:53:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T12:53:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30874 | - |
dc.description | RIBEIRO, Larissa Elizabeth do Nascimento. A educação física escolar no primeiro ciclo do ensino fundamental I e sua importância para o desenvolvimento de habilidades motoras. 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidades Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, que visa avaliar o impacto da qualidade do ensino de Educação Física em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I, comparando duas escolas com abordagens distintas. A pesquisa será conduzida utilizando o Teste TGMD-2 (Test of Gross Motor Development - Second Edition) como instrumento de avaliação das habilidades motoras das crianças. Foi realizado um estudo de caso em duas escolas distintas, onde uma delas possui aulas de Educação Física ministradas por um professor especializado na área, enquanto a outra tem aulas conduzidas por professores de outras disciplinas sem formação específica em Educação Física. Foi aplicado o teste TGMD-2 em uma amostra representativa de alunos do 4º ano em ambas as escolas. Os resultados foram analisados estatisticamente para determinar se existem diferenças significativas no desenvolvimento das habilidades motoras entre as escolas e entre meninas e meninos. A importância deste estudo reside na necessidade de compreender como a qualidade do ensino de Educação Física pode impactar o desenvolvimento motor saudável das crianças em idade escolar. Habilidades motoras adequadas são fundamentais para o desenvolvimento global das crianças e podem influenciar seu bem-estar físico e emocional. Além disso, a pesquisa destaca a importância de investir em recursos e formação adequada para os professores de Educação Física, a fim de garantir um ambiente escolar propício ao desenvolvimento saudável das habilidades motoras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. José Eugênio Elói Moura | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação física - crianças | pt_BR |
dc.subject | Habilidades motoras | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.title | A educação física escolar no primeiro ciclo do ensino fundamental I e sua importância para o desenvolvimento de habilidades motoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Larissa Elizabeth do Nascimento Ribeiro | TCC - Larissa Elizabeth do Nascimento Ribeiro | 258.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 78.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.