Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3088
Título: Tribos urbanas: apropriações e formas de uso do espaço urbano no município de Campina Grande - PB
Autor(es): Santos, Steferson Silva
Palavras-chave: Tribalismo
Território
Paisagem
Centros Urbanos
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: As tribos urbanas são fenômenos sociais característicos que configura nos grandes centros urbanos como: Londres, Nova York, Tóquio, entre outros. Formadas por pequenos grupos sociais estruturados por indivíduos em sua maioria jovens e adolescentes, que compartilham de comportamentos e ideologias comuns, caracterizados pela procura de identidade, valorização individual, aceitação social e novas formas de expressão. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objeto de estudo as tribos urbanas, no domínio das representações da cultura do tribalismo e o seu desempenho em terras campinense. Uma investigação, de caráter exploratório, com a coleta de materiais realizada, através de encontros com os praticantes, que subsidiou a análise que explicitou o processo de agregações sociais geradoras de diferenças na realidade do cotidiano, o que contribuiu para as respostas às questões da pesquisa, através dos objetivos estabelecidos, tendo por objetivo geral: Analisar a produção do espaço urbano, a partir das formações de território e das modificações da paisagem, por estas tribos, na área urbana do município de Campina Grande, no estado da Paraíba; e por objetivos específicos: Explicar o fenômeno das tribos urbanas frente à grande dimensionalidade das instituições e do Estado, em relação a formação de agrupamento cultural que torna possível a vivência comum, a criação de signos, hábitos particulares em diferentes espaços, em Campina Grande; identificar as formações tribais urbanas que mais se destacam na cidade, e mapear os espaços que se destacam pela existência de alguma formar de apropriação e interferência espacial; traçar um perfil dos indivíduos que as compõem, frente às manifestações e expressões sociais dispostas por elas, abordando também a relação existente entre os indivíduos que as compõem e o espaço. Compreendendo a potencialidade desses grupos, na dinâmica sócio-espacial da cidade.
Descrição: Santos, S. S. Tribos urbanas: apropriações e formas de uso do espaço urbano no município de Campina Grande - PB. 2011. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3088
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Steferson Silva Santos.pdfSteferson Silva Santos1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.