Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maria Eduarda Nery-
dc.date.accessioned2023-12-21T13:21:29Z-
dc.date.available2023-12-21T13:21:29Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.otherCDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30883-
dc.descriptionSOUSA, Maria Eduarda Nery. Estudo de caso sobre a importância do estágio supervisionado na UEPB para a formação inicial de professores de química. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Estágio Supervisionado é uma etapa crucial na formação dos futuros professores, oportunizando a integração entre o conhecimento teórico e a prática profissional. No entanto, esta experiência frequentemente depara-se com desafios que impactam não apenas a formação dos licenciandos, mas também o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Devido as demandas do atual contexto educacional, torna se pertinente novas restruturações na realização das disciplinas de estágio, com a finalidade de aprimorar a atuação do estagiário na sua prática docente. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos licenciandos de estágio supervisionado do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual da Paraíba- Campus I, e as possíveis sugestões para minimizar os conflitos existentes nessa etapa da graduação em Química. O estudo foi realizado com alunos estágio supervisionado IV, do semestre 2023.2 e de semestres anteriores os quais já passaram pela a disciplina e como instrumento coleta de dados foi utilizado um questionário por meio do Google Formes. A análise dos resultados comparativos com o trabalho de Lucena, 2015 destacam a importância de fortalecer a relação entre estagiário, orientador e supervisor de estágio, com a finalidade de cada um cumprir o seu papel no âmbito do estágio supervisionado a fim de minimizar os conflitos e tornar uma experiência profissional mais significativa e prazerosa. Portanto, observou-se ainda que os estagiários conhecem a importância do estágio supervisionado para a sua formação docente, mas enfatizam também a insatisfação com os professores da referida disciplina. Os resultados deste estudo não apenas contribuem para uma compreensão mais profunda das questões enfrentadas pelos alunos durante o estágio, mas também um alerta para o setor da instituição que é responsável pela normatização do estágio, além de fornecerem informações cruciais para promover discussões e iniciativas direcionadas para o progresso e concretização da disciplina de estágio supervisionado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador(a): Profa. Me. Nataline Cândido da Silva Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstagio Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre a importância do estágio supervisionado na UEPB para a formação inicial de professores de química.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Eduarda Nery Sousa.pdfTCC - Maria Eduarda Nery Sousa491.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito297 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.