Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva Neto, Antônio Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T11:28:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T11:28:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30900 | - |
dc.description | SILVA NETO, Antônio Ferreira da. Contribuições das práticas corporais de aventura na escola: Uma revisão bibliográfica. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão das Atividades Corporais de Aventura no currículo da educação física escolar abre novas possibilidades de aprendizado, oferecendo aos alunos experiências únicas e a chance de enfrentar desafios pessoais em ambientes controlados. Isso levanta a questão de como essas atividades podem influenciar o desenvolvimento dos alunos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é aprofundar a análise e compreensão das pesquisas acadêmicas que investigam o impacto das práticas corporais de aventura no contexto escolar e entender como essas atividades podem ser um recurso valioso para promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, enquanto desmistifica a área para os profissionais. Este estudo é conduzido no estilo descritivo-exploratório, seguindo a forma de revisão de literatura, focando em material relevante relacionado às Práticas Corporais de Aventura. No processo de seleção, inicialmente foram identificados 66 artigos, dos quais 9 foram excluídos por serem duplicados e 58 por não se alinharem com seus resumos e títulos, além de não possuírem características de pesquisa de campo. Optou-se por considerar também artigos que relatassem benefícios subjetivos expressos pelos alunos em suas pesquisas. Isso resultou em 7 artigos que foram lidos na íntegra e que se encaixaram no escopo desta pesquisa. Nos estudos analisados, os pesquisadores evidenciaram avanços notáveis tanto em habilidades motoras quanto cognitivas nas práticas de skate e slackline, envolvendo não apenas as aptidões físicas, mas também a destreza manual dos alunos. As particularidades dessas modalidades destacam-se pela necessidade de uma proficiência significativa na coordenação e na manutenção do equilíbrio. Adicionalmente, foram identificadas melhorias subjetivas, relacionadas a sentimentos de competência social, superação de limites, coesão grupal, confiança, colaboração, companheirismo e responsabilidade, todas associadas à inserção das PCA’s no âmbito escolar. Inserir práticas corporais na escola se mostra uma medida essencial para o desenvolvimento integral dos alunos. Essa iniciativa proporciona uma ampla gama de benefícios, desde melhorias motoras e sócio afetivas até o estímulo ao trabalho em equipe e à disciplina. Além disso, a inclusão dessas práticas contribui para a formação de cidadãos mais conscientes de seus corpos e de sua importância na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof.Dr.ª Regimênia Maria Braga de Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas corporais de aventura | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Skate | pt_BR |
dc.subject | Slackline | pt_BR |
dc.title | Contribuições das práticas corporais de aventura na escola: Uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Antônio Ferreira da Silva Neto.pdf | TCC - Antônio Ferreira da Silva Neto.pdf | 550.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.