Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Emmanuel Antonio Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T11:33:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T11:33:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30902 | - |
dc.description | ALMEIDA, Emmanuel Antonio Silva de. Influência do simulador PHET na formação de professores de química: explorando Propriedades Físicas e Químicas da Matéria. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto do ensino de química, torna-se imperativo incorporar novos instrumentos que promovam o desenvolvimento cognitivo dos alunos e contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes. A rápida evolução tecnológica global destaca a necessidade premente de integrar métodos instrucionais baseados em computador na educação. Nesse sentido, a utilização de simulações virtuais no processo de ensino e aprendizagem emerge como uma prática essencial. A complexidade dos conceitos químicos, muitas vezes abstratos, torna o aprendizado desafiador para muitos alunos. A inserção de simuladores virtuais, como o PhET, oferece uma abordagem dinâmica e visual que facilita a compreensão e a relação entre sistemas químicos. Reconhece-se, assim, a importância significativa do uso de simulações virtuais na educação química. Este estudo configura uma pesquisa de campo com o objetivo geral de explorar e compreender as concepções de estudantes/professores em formação inicial de química na Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, em relação à utilização de simuladores virtuais como ferramenta didática no processo educacional. A metodologia inclui a realização de um workshop, acompanhado de questionários de conhecimentos prévios e pós-intervenção. Os resultados obtidos revelaram uma recepção positiva, com os participantes compartilhando abertamente sugestões e pontos de vista. A análise desses resultados destaca as simulações do PhET como uma ferramenta altamente atrativa e benéfica para o ensino de química, proporcionando insights valiosos para aprimorar a prática educacional no futuro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Ms. Eduardo Adelino Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Simulação virtual | pt_BR |
dc.subject | Processo educacional | pt_BR |
dc.title | Influência do simulador PHET na formação de professores de química: Explorando Propriedades Físicas e Químicas da Matéria | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Emmanuel Antonio Silva de Almeida.pdf | TCC - Emmanuel Antonio Silva de Almeida | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 929.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.