Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3091
Título: Da violência a santidade: uma leitura do caso Izabel Cristina
Autor(es): Porto, Eduardo Lemos
Palavras-chave: História
Religião - Crença
Campina Grande - PB
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: Na década de 80 a cidade de Campina Grande vivenciou transformações em seu âmbito social e cultural, sendo que no mês de Outubro de 1983 os jornais divulgaram uma notícia que marcou por muito tempo a história de um bairro desta cidade, o estupro seguido de morte da menor de apenas 7 anos Izabel Cristina Barbosa Dias, morta por Manuel Guimarães Dias que ficou conhecido como o monstro do quarenta. Caso este, que gerou grande repercussão na população campinense, um misto de revolta e fé , pois se criou-se outras narrativas de uma menina assassinada a uma menina santa. O objetivo central desse artigo, consiste em a partir desse acontecimento, problematizar a construção do imaginário de santidade da menor Izabel Cristina, considerada uma santa pelos milagres relatados por pessoas que tiveram fé nela, passando a deslocar o sentido narratológico de um fato: de um crime hediondo a histórias investidas de santidade e fé. Como fonte de discussão teórica foi pesquisada textos de Rubens Alves e Eliade, autor do livro o sagrado e o profano. Buscou-se explicar a influência religiosa da crença dos santos, pesquisando também a dissertação de mestrado da professora Elisa Mariana Nóbrega, cujo trabalho se propõe a estudar o imaginário de santidade da menina Francisca que também assassinada tem a narrativa de santidade sobreposta a do crime.
Descrição: Porto, E. L. Da violência a santidade: uma leitura do caso Izabel Cristina. 2012. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3091
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Lemos Porto.pdfEduardo Lemos Porto517.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.