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dc.contributor.authorSilva, Maria Cecília Tavares-
dc.date.accessioned2024-01-02T11:37:19Z-
dc.date.available2024-01-02T11:37:19Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.otherCDD 610.73-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30918-
dc.descriptionSILVA, Maria Cecilia Tavares. Educação em saúde como fator de prevenção à violência obstétrica: Evidências científicas. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEntende-se como violência obstétrica toda ação direcionada à mulher durante o ciclo gravídicopuerperal que cause dor, dano ou sofrimento desnecessário, realizada sem a sua permissão informada, em qualquer nível de assistência. Entre os fatores que a viabilizam está a falta de conhecimento e preparo adequado da paciente que a torna vulnerável. A educação em saúde traz, portanto, a desmistificação do suplício do ato de parir, abrindo possibilidades de autonomia, da postura ativa, participativa, consciente e segura, sendo capaz de evitar ou contrapor-se a atitudes violentas. O presente estudo tem como objetivo identificar na produção científica, as implicações da educação em saúde na prevenção da violência obstétrica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com fins de identificar, analisar e sintetizar resultados independentes sobre o mesmo assunto, proporcionando assim, uma compreensão ampla e completa da temática. Procedeu-se à busca dos artigos, entre os meses de julho a agosto de 2023, utilizando-se como fonte de busca a Biblioteca virtual em saúde e as bases Scientific Electronic Library Online, e PUBMED, com os seguintes descritores: “Educação em saúde”, “Violência Obstétrica” e “Humanização do parto”. Foram adotados os seguintes critérios de inclusão para a seleção dos artigos: artigos na íntegra, disponíveis online, publicados nos idiomas português, inglês ou espanhol, que abordem a temática da educação em saúde para prevenção da violência obstétrica, entre os anos de 2019 a 2023. Foram excluídos estudos que não atendessem a questão norteadora e aos critérios de inclusão mencionados, além de artigos que não demonstram adequadamente o referencial teórico e metodológico e/ou rigor científico e ético. Após a busca minuciosa, 11 artigos foram escolhidos, e suas informações organizadas em um instrumento de coleta de dados, contendo: título do artigo, autores, ano de publicação, base de dados, objetivo do trabalho. Após a leitura dos estudos, surgiram as seguintes categorias temáticas: Educação em saúde para os profissionais, Educação em saúde para as gestantes e Educação em saúde, autonomia, empoderamento e violência obstétrica. A partir da síntese dos achados obtém-se que a orientação educacional acerca da violência obstétrica tem o poder de provocar mudanças na forma de experimentar o processo de parto e no atual modelo obstétrico. Portanto, conclui-se que a educação continuada, a prática baseada em evidências e a educação em saúde na atenção básica constituem as principais vias constatadas eficazes para se alcançar uma assistência de qualidade, humanizada e livre de violência obstétrica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientação : Profa. Esp. Ingrid Morais de Moura Pinheiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectViolência obstétricapt_BR
dc.subjectHumanização do partopt_BR
dc.titleEducação em saúde como fator de prevenção à violência obstétrica: Evidências científicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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