Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3095
Título: Desenvolvimento local na economia do conhecimento: a partir do pólo tecnológico de Campina Grande – PB
Autor(es): Morgado, Marcelo Cavalcante Nunes
Palavras-chave: Inovações Tecnológicas
Pesquisa
Desenvolvimento Social
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento local na economia do conhecimento através da implantação do parque tecnológico, parque científico, incubadoras e empresas de base tecnológica, bem como mostrar a experiência campinense em relação a este contexto. Essas iniciativas, que atualmente estão entre os mais extraordinários órgãos de desenvolvimento regional e local, exigem ações voltadas para o fortalecimento da junção entre empresas, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades e governos de um modo geral e, em particular, os governos locais. Fortalecendo de tal modo, o crescimento da participação da ciência no processo produtivo e a expansão das inovações tecnológicas, em proporcionar a formação de relações sociais de produção que interferem e alteram a composição do capital desse espaço. Por estas inovações tecnológicas cumprem o papel estratégico de viabilizar e fortalecer as condições desiguais de concorrência entre os circuitos espaciais de produção. Através desses espaços, refúgios de circuitos tecnológicos por esses territórios, são tratados, na atualidade, como cidades informacionais ou tecnopólos. Assim, Campina Grande é constituído, a partir da concretização dos atributos técnicos indispensáveis à sua localização e composição. Sendo mister na Estratégia Competitiva das empresas de tecnologia e como elemento gerador de divisas e um dos principais instrumentos para o desenvolvimento econômico-social dessa região. Deste modo, Caracteriza-se a pesquisa na valorização da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas no conhecimento.
Descrição: Morgado, M. C. N. Desenvolvimento local na economia do conhecimento: a partir do pólo tecnológico de Campina Grande – PB. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3095
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Cavalcante Nunes Morgado.pdfMarcelo Cavalcante Nunes Morgado3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.