Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3096
Título: Palma (Opuntia Fincus Indica. Mill) - uma alternativa sócio-econômica para o semiárido: município de Juazeirinho/PB
Autor(es): Oliveira, Cláudia Alves de
Palavras-chave: Solo - Semiárido Nordestino
Palma forrageira
Juazeirinho
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: A pesquisa desenvolvida versa sobre o cultivo da palma forrageira no Semiárido paraibano, especificamente no Município de Juazeirinho onde primeiro foi implantado o projeto Projeto Palmas para o Semiárido orientado pelo Senar (2007-2010) direcionado aos pequenos agricultores locais visando à sustentabilidade da área e incentivando os agricultores como agentes transformadores do ambiente e geradores de emprego e renda. A palma utilizada inicialmente para a alimentação animal passou a ser utilizada para diversos fins passando a formar cadeias produtivas locais que contribui de forma eficiente para a melhoria socioeconômica e ambiental do agricultor do semi-árido. Para o desenvolvimento do trabalho foi consultada uma bibliografia envolvendo o tema da semiaridez nordestina, e sobre a palma: origem e cultivo em áreas de semiaridez especificamente em áreas do município de Juazeirinho. Em campo foram visitadas instituições municipais, estaduais e federais onde se aplicou entrevistas abertas junto a seus representantes, foram feitas também observações in loco em área cultivadas e aplicação de questionários aos pequenos agricultores participantes do núcleo de tecnologia social instalado no município. Os dados sobre o Município aliado aos dados sócio ambientais apontam para a possibilidade de se tornar viável a intensificação da cultura da palma, visto tratar-se de uma cultura adaptável as condições de clima e solo local e que quando vinculada às redes produtivas diversifica-se na sua utilização e consegue acrescentar lucro aos pequenos agricultores locais onde a palma é produzida e comercializada.
Descrição: Oliveira, C. A. de. Palma (Opuntia Fincus Indica. Mill) - uma alternativa sócio-econômica para o semiárido: município de Juazeirinho/PB. 2011. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3096
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Alves de Oliveira.pdfCláudia Alves de Oliveira4.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.