Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVeloso, Taciano Vieira-
dc.date.accessioned2014-03-17T14:11:13Z-
dc.date.available2014-03-17T14:11:13Z-
dc.date.issued2014-03-17-
dc.identifier.otherCDD 370.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3097-
dc.descriptionVeloso, T. V. A formação do professor de história no Brasil durante o período militar até os dias atuais: uma análise das práticas e métodos na visão de Selva Guimarães e Circe Bittercourt. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo fazer uma análise da construção do profissional professor de História na visão das historiadoras Selva Guimarães e Circe Bittencourt. O desenvolvimento do trabalho vai mostrar como a disciplina História perdeu seu espaço durante a ditadura militar pós-64, onde os interesses do governo era ter uma disciplina formadora de conceitos civis e patrióticos e retirando da disciplina História sua importância e impondo os Estudos Sociais. Conseqüentemente a carga disciplinar de História sai da grade curricular das escolas primária e ginasiais nas décadas de 60 e 70 e meados dos anos 80. Com o processo de democratização melhorias na sociedade e na educação estavam na pauta de reivindicações, bem como o valor do professor de História. Com isso a aprovação de Leis Constitucionais e reformas da base da educação reacenderam a volta da disciplina História como autônoma e por conseqüente a autonomia dos professores por melhoras nas esferas escolares e na sociedade. O professor ganhou força na elaboração dos currículos e com avanços tecnológicos televisivo, imprenso e virtual impulsionou as reformas necessária da disciplina História no século XXI.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Matusalém Alves de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPráticas Docentespt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.subjectMétodos de Ensinopt_BR
dc.subjectRedemocratização do Paíspt_BR
dc.titleA formação do professor de história no Brasil durante o período militar até os dias atuais: uma análise das práticas e métodos na visão de Selva Guimarães e Circe Bittercourtpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taciano Vieira Veloso.pdfTaciano Vieira Veloso447.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.