Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Veloso, Taciano Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-17T14:11:13Z | - |
dc.date.available | 2014-03-17T14:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3097 | - |
dc.description | Veloso, T. V. A formação do professor de história no Brasil durante o período militar até os dias atuais: uma análise das práticas e métodos na visão de Selva Guimarães e Circe Bittercourt. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da construção do profissional professor de História na visão das historiadoras Selva Guimarães e Circe Bittencourt. O desenvolvimento do trabalho vai mostrar como a disciplina História perdeu seu espaço durante a ditadura militar pós-64, onde os interesses do governo era ter uma disciplina formadora de conceitos civis e patrióticos e retirando da disciplina História sua importância e impondo os Estudos Sociais. Conseqüentemente a carga disciplinar de História sai da grade curricular das escolas primária e ginasiais nas décadas de 60 e 70 e meados dos anos 80. Com o processo de democratização melhorias na sociedade e na educação estavam na pauta de reivindicações, bem como o valor do professor de História. Com isso a aprovação de Leis Constitucionais e reformas da base da educação reacenderam a volta da disciplina História como autônoma e por conseqüente a autonomia dos professores por melhoras nas esferas escolares e na sociedade. O professor ganhou força na elaboração dos currículos e com avanços tecnológicos televisivo, imprenso e virtual impulsionou as reformas necessária da disciplina História no século XXI. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Matusalém Alves de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas Docentes | pt_BR |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
dc.subject | Métodos de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Redemocratização do País | pt_BR |
dc.title | A formação do professor de história no Brasil durante o período militar até os dias atuais: uma análise das práticas e métodos na visão de Selva Guimarães e Circe Bittercourt | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Taciano Vieira Veloso.pdf | Taciano Vieira Veloso | 447.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.