Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Maria Luíza do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T19:05:25Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15T19:05:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30982 | - |
dc.description | CRUZ, Maria Luíza Nascimento . A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Curso de Engenharia Civil: um estudo em Universidades da Paraíba. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Estadual da Paraíba, Araruna- PB, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo caracteriza-se como uma abordagem metodológica fundamentada na análise e síntese de trabalhos anteriores e artigos acadêmicos relevantes, que visam avaliar o impacto da inclusão de pessoas com deficiência no curso de Engenharia Civil das universidades paraibanas. A pesquisa foi realizada por meio do Google Forms compartilhado via redes sociais, com um breve questionário aplicado aos alunos de Engenharia Civil da UEPB VIII, UFCG e UFPB. Esta abordagem permite insights valiosos sobre as lacunas existentes no campo da inclusão e acessibilidade no contexto educacional, especialmente no curso de Engenharia Civil. A importância desta investigação reside na necessidade de compreender o quão perceptível é a falta de conhecimento da sociedade sobre as deficiências no contexto atual. A acessibilidade no ensino superior funciona como uma ferramenta de inclusão socioeconômica, permitindo que mais pessoas adquiram conhecimentos, apliquem a sua aprendizagem na prática profissional e contribuam para diversas áreas do desenvolvimento científico e socioeconômico. Além disso, através dos resultados obtidos nessa pesquisa mostra a necessidade de um esforço para promover a inclusão e a acessibilidade no ensino superior, particularmente no curso de Engenharia Civil, a investigação sublinha a importância de investir em recursos e formação adequada para pessoas com deficiência, a fim de garantir um ambiente escolar inclusivo para todos os indivíduos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador (a): Profa. Dra. Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | A inclusão de pessoas com deficiência no curso de engenharia civil: um estudo em universidades da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 67 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo deposito.pdf | Termo de Depósito | 99.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Maria Luíza do Nascimento Cruz.pdf | TCC - Maria Luíza do Nascimento Cruz | 3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.