Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Maria Luíza do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-02-15T19:05:25Z-
dc.date.available2024-02-15T19:05:25Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30982-
dc.descriptionCRUZ, Maria Luíza Nascimento . A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Curso de Engenharia Civil: um estudo em Universidades da Paraíba. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Estadual da Paraíba, Araruna- PB, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo caracteriza-se como uma abordagem metodológica fundamentada na análise e síntese de trabalhos anteriores e artigos acadêmicos relevantes, que visam avaliar o impacto da inclusão de pessoas com deficiência no curso de Engenharia Civil das universidades paraibanas. A pesquisa foi realizada por meio do Google Forms compartilhado via redes sociais, com um breve questionário aplicado aos alunos de Engenharia Civil da UEPB VIII, UFCG e UFPB. Esta abordagem permite insights valiosos sobre as lacunas existentes no campo da inclusão e acessibilidade no contexto educacional, especialmente no curso de Engenharia Civil. A importância desta investigação reside na necessidade de compreender o quão perceptível é a falta de conhecimento da sociedade sobre as deficiências no contexto atual. A acessibilidade no ensino superior funciona como uma ferramenta de inclusão socioeconômica, permitindo que mais pessoas adquiram conhecimentos, apliquem a sua aprendizagem na prática profissional e contribuam para diversas áreas do desenvolvimento científico e socioeconômico. Além disso, através dos resultados obtidos nessa pesquisa mostra a necessidade de um esforço para promover a inclusão e a acessibilidade no ensino superior, particularmente no curso de Engenharia Civil, a investigação sublinha a importância de investir em recursos e formação adequada para pessoas com deficiência, a fim de garantir um ambiente escolar inclusivo para todos os indivíduos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador (a): Profa. Dra. Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA inclusão de pessoas com deficiência no curso de engenharia civil: um estudo em universidades da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo deposito.pdfTermo de Depósito99.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Maria Luíza do Nascimento Cruz.pdfTCC - Maria Luíza do Nascimento Cruz3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.