Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Thalya Lanusse Montenegro de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T13:10:21Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T13:10:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30985 | - |
dc.description | VASCONCELOS, Thalya Lanusse Montenegro de. A escola regular e o processo de inclusão educacional [manuscrito] : múltiplos olhares. 2014. 34f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema da educação inclusiva possui grande relevância no que diz respeito ao contexto geral da inclusão na sociedade. O alunado com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação deve ser incluído no sistema de ensino regular brasileiro, com o intuito de se promover a equidade social, igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação. Para isso, os profissionais que atuam no processo educacional devem estar preparados para exercer este papel. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é descobrir e analisar a percepção dos profissionais da educação com relação ao processo de inclusão dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas regulares. O método utilizado para atingir este objetivo é a realização de revisão de literatura sobre a temática proposta; análise da legislação pertinente; e, por fim, a aplicação de um questionário para coletar informações acerca da percepção do corpo gestor e docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Anésio Leão, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os questionários foram realizados com caráter qualitativo, sem aplicação de técnicas estatísticas. Concluiu-se, então, que os profissionais que compuseram o objeto deste estudo concordam com a inclusão educacional em escolas regulares, no entanto, não se sentem realmente aptos para o trabalho neste contexto inclusivo, ressaltando a necessidade de maior disponibilidade de cursos de capacitação, bem como a devida adequação do espaço físico e dos materiais de ensino para que a inclusão no processo educacional possa acontecer de forma efetiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.title | A escola regular e o processo de inclusão educacional: múltiplos olhares | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thalya Lanusse Montenegro de Vasconcelos.pdf | PDF - Thalya Lanusse Montenegro de Vasconcelos | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 246.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.