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dc.contributor.authorVasconcelos, Thalya Lanusse Montenegro de-
dc.date.accessioned2024-02-19T13:10:21Z-
dc.date.available2024-02-19T13:10:21Z-
dc.date.issued2024-02-11-
dc.identifier.otherCDD 370.15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30985-
dc.descriptionVASCONCELOS, Thalya Lanusse Montenegro de. A escola regular e o processo de inclusão educacional [manuscrito] : múltiplos olhares. 2014. 34f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO tema da educação inclusiva possui grande relevância no que diz respeito ao contexto geral da inclusão na sociedade. O alunado com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação deve ser incluído no sistema de ensino regular brasileiro, com o intuito de se promover a equidade social, igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação. Para isso, os profissionais que atuam no processo educacional devem estar preparados para exercer este papel. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é descobrir e analisar a percepção dos profissionais da educação com relação ao processo de inclusão dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas regulares. O método utilizado para atingir este objetivo é a realização de revisão de literatura sobre a temática proposta; análise da legislação pertinente; e, por fim, a aplicação de um questionário para coletar informações acerca da percepção do corpo gestor e docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Anésio Leão, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os questionários foram realizados com caráter qualitativo, sem aplicação de técnicas estatísticas. Concluiu-se, então, que os profissionais que compuseram o objeto deste estudo concordam com a inclusão educacional em escolas regulares, no entanto, não se sentem realmente aptos para o trabalho neste contexto inclusivo, ressaltando a necessidade de maior disponibilidade de cursos de capacitação, bem como a devida adequação do espaço físico e dos materiais de ensino para que a inclusão no processo educacional possa acontecer de forma efetiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titleA escola regular e o processo de inclusão educacional: múltiplos olharespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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