Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, João Batista Neves de-
dc.date.accessioned2014-03-17T14:11:49Z-
dc.date.available2014-03-17T14:11:49Z-
dc.date.issued2014-03-17-
dc.identifier.otherCDD 398.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3100-
dc.descriptionOliveira, J. B. N. de. A literatura de cordel e o ensino de História. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é resultado da nossa vivência em sala de aula cuja preocupação central é compreender a dimensão educativa dos folhetos de cordel no cotidiano e na cultura popular. O cordel é tomado como um conteúdo de aprendizagem, revelando-se um importante recurso didático-pedagógico a ser utilizado na sala de aula, nas disciplinas escolares, particularmente na disciplina de História. A hipótese norteadora do estudo é que o conteúdo que permeia os cordéis permite a construção de concepções sobre o Nordeste, o diálogo de saberes e de percepções acerca do seu cotidiano e de sua cultura. Partimos do pressuposto de que o poeta de cordel é um educador, cuja prática pedagógica se expressa através dos cordéis, que são construídos a partir das experiências culturais e cotidianas, da concepção de ser humano e da realidade social que ele representa e elabora nos folhetos. Os resultados permitiram concluir que o cordel é uma forma de produção de conhecimento, cuja proposta pedagógica vem do cotidiano, enriquecendo o processo educativo, possibilitando a interação de múltiplos saberes e apresenta temas importantes que devem ser inseridos no conteúdo programático das disciplinas trabalhadas com os educandos em sala de aula e com a comunidade nas ruas e vivências cotidianas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José Silva Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectLiteratura Popularpt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleA literatura de cordel e o ensino de Históriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista Neves de Oliveira.pdfJoão Batista Neves de Oliveira14.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.