Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3101
Título: Tradição e modernidade: os moradores da comunidade do grilo como protagonista social
Autor(es): Barros, Rejane da Silva
Palavras-chave: Cultura Afro-brasileira
Remanescentes Quilombolas
Tradição e Modernidade
Etnia
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: Neste trabalho construímos a história da comunidade Grilo, no qual buscamos valorizar as histórias de homens e mulheres negras, suas lutas, seus conflitos, seu cotidiano. Procuramos dar ênfase às memórias e práticas culturais que, de algum modo, permaneceram ligadas ao passado escravista e contribuíram na construção da sua identidade étnica. Neste sentido, no primeiro caminho, tecemos uma discussão no tocante à temática da escravidão, sobre o termo quilombo e seus desdobramentos até os dias atuais, além disso, apresentamos a comunidade Grilo ao leitor, descrevemos o lugar e sua gente. No segundo caminho, analisamos a origem e desenvolvimento na sociedade atual das comunidades remanescente quilombola na Paraíba, desde seu processo de formação até sua inserção na sociedade contemporânea. No terceiro momento, destacamos a Comunidade Quilombola do Grilo, desde sua origem, e permanência, refletimos que aspectos contribuíram na construção da identidade da comunidade. Assim, no trabalho, buscamos quais práticas culturais da comunidade colaboraram na constituição da sua identidade étnica, por meio do reconhecimento da área, entrevista e aplicação de questionário semi-estruturado. A partir do trabalho desenvolvido, podemos verificar que as mudanças vem ocorrendo, mas lentamente, de forma segregada, que os problemas de ordem socioeconômica são as mais citadas, e com a modernização da comunidade, para muitos, principalmente os jovens, a sua identidade vem se perdendo, enquanto que por outro lado, o preconceito em relação a sociedade ainda é muito forte, e faltam ações que reduzam os problemas já existentes.
Descrição: Barros, R. da S. Tradição e modernidade: os moradores da comunidade do grilo como protagonista social. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3101
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rejane da Silva Barros.pdfRejane da Silva Barros2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.