Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maykom Simôa da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T12:10:30Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T12:10:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31014 | - |
dc.description | SILVA, M. S. A (não)interpretação de enunciados, sobre operações fundamentais da matemática, por alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Matemática é uma ciência importante na vida do ser humano, embora muitos não se simpatizem ou possuam dificuldades em relação à disciplina escolar. Dificuldades essas, que podem estar na base do ensino matemático como é o caso das quatro operações básicas, por exemplo. Dito isto, surgiu a inquietação em investigar como o conhecimento, a interpretação e o domínio de estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental a respeito das operações estavam sendo estruturadas. Assim, foi desenvolvido em uma escola pública estadual na cidade de Patos-PB, uma pesquisa na qual havia uma direção no sentido de investigar a situação desenhada. Fundamentou-se teórico-metodologicamente a partir de campos como a psicologia e a sociologia da educação, para entender ‘por que as pessoas aprendem ou não aprendem a Matemática?’. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa por meio de três questionários cujo objetivo geral foi investigar e identificar quais as dificuldades que estudantes do 9º Ano têm com as operações fundamentais da Matemática. Partindo desse pressuposto, buscou-se (i) identificar os agentes causadores das dificuldades para com as operações, (ii) averiguar a relação que os estudantes têm com a Matemática; (iii) expor dados concretos a respeito do nível de aprendizado em relação às operações. Diante do exposto, concluiu-se que, apesar de considerar a matemática escolar positiva e boa, muitos estudantes não se sentem motivados e nem gostam da Matemática o que reflete no desempenho ruim dos questionários, sobretudo quando relacionadas a interpretação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Operações básicas | pt_BR |
dc.title | A (não)interpretação de enunciados, sobre operações fundamentais da matemática, por alunos dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maykom Simôa da Silva | TCC - Maykom Simôa da Silva | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 181.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.