Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31016
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marcolino, Gabryelly Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T12:15:12Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T12:15:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-10 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 362.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31016 | - |
dc.description | MARCOLINO, G. R. Absenteísmo, saúde mental e ensino de ciências e matemática: as inferências da/na docência diante da pandemia da SARS-Cov-2. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Reconhecendo a relevância da saúde mental como um componente intrínseco à formação educacional e ao impacto dos professores no desenvolvimento dos alunos, buscou-se ressaltar a necessidade premente de dar prioridade ao bem-estar dos professores, considerando sua importância no processo educativo. Nesse contexto, propôs-se uma análise para verificar proposições ligadas à saúde mental e ao bem-estar dos professores que lecionam ciências e matemática, enfatizando a influência da pandemia de SARS-CoV-2 em 2019. Durante a pandemia, os desafios enfrentados pelos professores foram significativos, exigindo adaptação, resiliência e dedicação até então inéditas para garantir a continuidade do ensino em meio às incertezas e mudanças constantes no processo de ensino, sobretudo com as ferramentas online. No entanto, o absenteísmo pós-pandemia emergiu como uma questão crítica, uma vez que o estresse e a exaustão relacionados ao período pandêmico podem contribuir para ausências frequentes, prejudicando não apenas o docente, mas também os alunos que dependem de sua orientação. Além disso, o ensino de ciências e matemática apresenta desafios únicos, dada a complexidade dos conteúdos e a pressão pelo desempenho dos alunos. Ao priorizar a saúde mental dos professores, pode-se criar um ambiente propício para uma educação mais eficaz e de qualidade, onde os professores, estando emocionalmente equilibrados, podem desempenhar seu papel de forma mais eficaz no desenvolvimento dos alunos e no avanço da educação como um todo. Professores do ensino de ciências e matemática frequentemente relatam níveis mais altos de estresse e exaustão do que professores de outras áreas conforme citado por Rands e Gansemer-Topf (2017). A metodologia empregada envolveu a realização de uma pesquisa com professores das disciplinas de ciências e matemática, com o objetivo principal de entender como experiências pós-pandêmicas desses profissionais, especialmente no que diz respeito à sua saúde mental, desencadearam em seu bem-estar social. Para atingir esse objetivo, uma abordagem foi adotada de método qualitativo, aplicando-se um questionário estruturado de forma online para professores de ensino básico e superior com intuito de identificar as áreas específicas de suas vidas diárias que foram impactadas após o período pandêmico. Os resultados obtidos desencadeam em desafios enfrentados pelos professores que destacaram a importância do apoio psicológico na promoção da saúde mental desses profissionais, oferecendo informações para que possam melhorar a qualidade de vida e, por extensão, a qualidade do ensino nas disciplinas de ciências e matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Me. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Absenteísmo | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Absenteísmo, saúde mental e ensino de ciências e matemática: as inferências da/na docência diante da pandemia da SARS-CoV-2 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gabryelly Rodrigues Marcolino | TCC - Gabryelly Rodrigues Marcolino | 966.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 948.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.