Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31053
Título: | Escolinha de pós doctor no céu : o teatro como ferramenta no ensino de física |
Autor(es): | Pereira, Alessandra de Lucena |
Palavras-chave: | Ensino de Física Teatro História da Física Educação de jovens e adultos |
Data do documento: | 29-Nov-2023 |
Resumo: | O ensino de Física atual tem enfrentado diversas dificuldades no âmbito da educação básica, devido à maneira como é contextualizado nas escolas. Isso leva os estudantes a se sentirem desmotivados e sem qualquer curiosidade para estudar sobre a ciência. Esses desafios são bastante comuns na disciplina, principalmente devido ao formalismo e à atribuição. Ao considerarmos práticas inovadoras para solucionar esses problemas na sala de aula, destacamos o uso da interdisciplinaridade, que pode unir áreas distintas a fim de amenizar esses fatores. Muitos autores defendem, de forma interdisciplinar, uma possível relação entre a ciência e a arte, especialmente pelo uso do teatro, que pode desenvolver diversas habilidades nos estudantes. Isso proporciona uma participação e interesse deles pela disciplina. Através da teatralidade, é possível divulgar a ciência, sobretudo a história da Física, potencializando ainda mais, visto que essa parte não é comumente abordada no ensino. Essa abordagem promove uma disciplina mais humanizada. O objetivo do nosso trabalho foi introduzir, por meio de uma peça teatral, a história de alguns cientistas dentro da Física, em uma turma de ensino médio, na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor Manoel Dantas, localizada no município de Teixeira-PB. Proporcionamos a interdisciplinaridade da Física com a arte, expondo as contribuições de alguns cientistas ao longo da história. Contamos com um trabalho de natureza quali-quantitativo e do tipo pesquisa-ação. Ao longo deste trabalho, discutimos o ensino de Física atual, bem como a educação de jovens e adultos (EJA). Abordamos o uso da história das ciências e sua implementação no ensino, além da história da Física, onde detalhamos o papel do teatro no ensino de Física e trazemos uma discussão sobre as contribuições de alguns cientistas. Além disso, apresentamos a construção de um texto dramatúrgico, fundamentada nos estudos realizados. Os resultados apresentados neste trabalho evidenciam a relação do uso do teatro no ensino, assim como a utilização da história da Física. Com a realização da dramatização no ensino, percebemos a importância de áreas relacionais, principalmente a ciência e a arte, onde o teatro se torna uma ferramenta capaz de divulgar a ciência, especialmente a história da Física. |
Descrição: | PEREIRA, A. L. Escolinha de pós doctor no céu : o teatro como ferramenta no ensino de física. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31053 |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Alessandra de Lucena Pereira | TCC - Alessandra de Lucena Pereira | 675.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 343.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.