Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alencar Filho, Francisco Artur Mota | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T15:25:57Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T15:25:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 006.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31060 | - |
dc.description | ALENCAR FILHO, F. A. M. Desenvolvimento de um Chatbot para prática de idiomas no Whatsapp. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo descreve um projeto voltado para o desenvolvimento de um chatbot educacional destinado a aprimorar a prática de idiomas no WhatsApp. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas tecnologias contemporâneas, como o Wppconnect e a API da OpenAI com o modelo GPT-3.5 Turbo. O projeto destaca a crescente importância da Inteligência Artificial (IA) na educação, explorando sua influência transformadora no ambiente educacional. Tecnologias como redes sem fio, dispositivos móveis e armazenamento em nuvem são fundamentais para a evolução da IA na educação. Além disso, chatbots podem ajudar a enfrentar desafios específicos. O estudo destaca a importância da personalização em chatbots educacionais, especialmente em um contexto de aprendizado de idiomas. O chatbot proposto personaliza a experiência de aprendizado, avaliando a personalidade do usuário por meio do questionário TIPI (Ten-Item Personality Inventory), possibilitando que as respostas geradas se ajustem ao perfil individual do aprendiz. Os resultados ressaltam o potencial dos chatbots personalizados como ferramentas educacionais. O feedback positivo dos usuários destaca a capacidade do chatbot em compreendê-los após responderem ao questionário de personalidade. O questionário de satisfação revela uma aceitação positiva do chatbot como ferramenta de aprendizado de idiomas, enfatizando a intuitividade da interface, a relevância das interações e a utilidade do feedback. O estudo destaca a importância da continuidade do ciclo de feedback contínuo para refinar o chatbot e maximizar a aprendizagem e satisfação do usuário. Em última análise, este estudo contribui para a compreensão de como a IA, aliada a abordagens personalizadas, pode aprimorar o processo educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Janderson Jason Barbosa Aguiar | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Chatbot educacional | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem personalizada | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um Chatbot para prática de idiomas no Whatsapp | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Francisco Artur Mota Alencar Filho | TCC - Francisco Artur Mota Alencar Filho | 16.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 204.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.