Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlencar Filho, Francisco Artur Mota-
dc.date.accessioned2024-02-26T15:25:57Z-
dc.date.available2024-02-26T15:25:57Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.other21. ed. CDD 006.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31060-
dc.descriptionALENCAR FILHO, F. A. M. Desenvolvimento de um Chatbot para prática de idiomas no Whatsapp. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo descreve um projeto voltado para o desenvolvimento de um chatbot educacional destinado a aprimorar a prática de idiomas no WhatsApp. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas tecnologias contemporâneas, como o Wppconnect e a API da OpenAI com o modelo GPT-3.5 Turbo. O projeto destaca a crescente importância da Inteligência Artificial (IA) na educação, explorando sua influência transformadora no ambiente educacional. Tecnologias como redes sem fio, dispositivos móveis e armazenamento em nuvem são fundamentais para a evolução da IA na educação. Além disso, chatbots podem ajudar a enfrentar desafios específicos. O estudo destaca a importância da personalização em chatbots educacionais, especialmente em um contexto de aprendizado de idiomas. O chatbot proposto personaliza a experiência de aprendizado, avaliando a personalidade do usuário por meio do questionário TIPI (Ten-Item Personality Inventory), possibilitando que as respostas geradas se ajustem ao perfil individual do aprendiz. Os resultados ressaltam o potencial dos chatbots personalizados como ferramentas educacionais. O feedback positivo dos usuários destaca a capacidade do chatbot em compreendê-los após responderem ao questionário de personalidade. O questionário de satisfação revela uma aceitação positiva do chatbot como ferramenta de aprendizado de idiomas, enfatizando a intuitividade da interface, a relevância das interações e a utilidade do feedback. O estudo destaca a importância da continuidade do ciclo de feedback contínuo para refinar o chatbot e maximizar a aprendizagem e satisfação do usuário. Em última análise, este estudo contribui para a compreensão de como a IA, aliada a abordagens personalizadas, pode aprimorar o processo educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Janderson Jason Barbosa Aguiarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectChatbot educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem personalizadapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um Chatbot para prática de idiomas no Whatsapppt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francisco Artur Mota Alencar FilhoTCC - Francisco Artur Mota Alencar Filho16.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito204.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.