Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCobé, Fidel dos Santos-
dc.date.accessioned2024-02-27T13:27:37Z-
dc.date.available2024-02-27T13:27:37Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31074-
dc.descriptionCOBÉ, Fidel dos Santos. Equações do 1º grau com uma incógnita: uma proposta de consolidação de aspectos algébricos a partir da plataforma Wordwall. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o ensino das equações de primeiro grau, através da plataforma Wordwall que permite a resolução de problemas em diversas situações por meio de jogos digitais. Apesar de serem consideradas particulares para alguns alunos, as equações de primeiro grau são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais que preparam os alunos para lidar com equações de segundo grau e sistemas lineares. A pesquisa destaca a dificuldade no ensino da Álgebra, e a necessidade de revisar e fortalecer o entendimento das equações de primeiro grau. O estudo ressalta que o ensino dessas equações é desafiador devido à resistência dos alunos aos conceitos algébricos e à transição para abordagens mais simbólicas e abstratas. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo apresentar uma possibilidade de uso da plataforma Wordwall como estratégia pedagógica para o ensino de equações do 1º grau. A escolha do Wordwall se deve à sua natureza interativa e capacidade de transformar conceitos matemáticos em desafios envolventes. A pesquisa adota uma abordagem descritiva qualitativa, desenvolvendo um jogo para a 2ª Série do Ensino Médio focado na resolução de equações de primeiro grau. Os resultados sugerem uma recepção positiva pelos alunos, mas ressaltando a importância de abordar cuidadosamente os possíveis desafios para garantir uma implementação eficaz da estratégia, equilibrando diversão e aprendizado. O trabalho conclui destacando a contribuição para práticas pedagógicas inovadoras no ensino de equações de primeiro grau, oferecendo informações para educadores específicos em transformar a experiência de aprendizado em álgebra em algo dinâmico e motivador para os alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreupt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleEquação de 1º grau com uma incógnita: uma proposta de consolidação de aspectos algébricos a partir da plataforma Wordwallpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fidel dos Santos CobéTCC - Fidel dos Santos Cobé852.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito101.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.