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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Tais Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T14:08:58Z | - |
dc.date.available | 2024-02-27T14:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 519.82 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31077 | - |
dc.description | SILVA, Tais Ferreira da. Os efeitos terapêuticos da estimulação precoce no desenvolvimentos neuropsicomotor de bebês pré-termos. 2024. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO:Segundo a Organização Mundial de Saúde, prematuridade é definida quando o nascimento ocorre antes de completar 37 semanas de gestação. As implicações da prematuridade associada a um baixo peso ao nascer podem perdurar até a fase adulta devido aos desafios cognitivos, comportamentais e sociais que frequentemente afetam o avanço educacional. A estimulação precoce, em uma equipe multiprofissional e em contato com a família e cuidadores, proporcionam à criança os experimentos sensório-motores necessários desde o nascimento, para que seu potencial possa se desenvolver ao máximo Objetivo: Compreender os efeitos terapêuticos da estimulação precoce no desenvolvimento neuropsicomotor de bebês pré-termos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados: Medline, SCIELO e BVS com os seguintes descritores, em inglês e português: “Prematurity”, “Physiotherapy”, “Motor development” e “Early Stimulation”. Resultados: Seis artigos compuseram esta revisão. As técnicas de estimulação precoce utilizadas foram método canguru, estimulação sensorial e visual, o babybobath, o programa PremieStart que estimula o vínculo emocional entre os cuidadores junto com a estimulação sensorial e o programa SPEEDI, no qual os cuidadores são sujeitos ativos. Não houve padronização em relação aos protocolos, mas todos tiveram respostas positivas quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor – sentar, alcance e interação com brinquedos, vínculos cuidador-criança, alimentação e adesão ao tratamento. Conclusão: Os estudos demonstram que a estimulação precoce influencia no desenvolvimento motor de crianças na qual a atuação e presença cuidadores junto aos profissionais de saúde são indispensáveis para a efetividade e eficácia da técnica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Kelly Soares Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prematuridade | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Estimulação precoce | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.title | Os efeitos terapêuticos da estimulação precoce no desenvolvimento neuropsicomotor de bebês pré-termos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 14 - TCC |
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