Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3109
Título: A construção do pensamento geográfico através dos desenhos animados: Uma experiência utilizando o Pica-Pau como Recurso Didático
Autor(es): Lima, Joélica Pereira de
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Educação Ambiental
Desenho Animado
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: A educação, em meio aos avanços tecnológicos constantes, continua vítima do conservadorismo: professores que permanecem desatualizados, deficiência em recursos didáticos ou incapacitação para a utilização dos mesmos, livros didáticos sem conteúdos do convívio do aluno, falta de estímulo ao pensamento crítico e a ausência da ludicidade nesse desenvolvimento. Essa realidade leva-nos a perceber a emergente necessidade de uma abordagem diferenciada no processo de aprendizagem da Geografia escolar, como o uso dos desenhos animados como prática lúdico-educativa no desenvolvimento do pensamento crítico geográfico. Visto que a linguagem contemporânea é informativa, a televisão tem um papel significativo na formação social do cidadão, uma vez que fornece significações acerca do universo cotidiano do indivíduo. Assim, os desenhos animados tornam-se instrumentos que transmitem informações da atualidade, fornecendo certa representação do mundo, isto porque as significações transmitidas pela televisão são apropriadas e reelaboradas pelos jovens a partir de suas próprias experiências. Nesse cenário, através de uma pesquisa de campo, a Educação Ambiental foi inserida por meio do desenho animado do Pica-Pau a alunos da segunda fase do Ensino Fundamental, resultando na presente monografia de análise teórico-empírica – pesquisa esta realizada no Ensino Fundamental da E. E. E. F. M. José Luiz Neto, município de Barra de Santa Rosa-PB, a fim de analisar o papel do desenho animado como recurso didático no Ensino de Geografia. O objetivo do estudo foi analisar o papel do Desenho Animado no desenvolvimento do pensamento crítico geográfico, utilizando-os como recurso didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo os dados obtidos através de observações, questionários, atividades e entrevistas, por meio do método fenomenológico. Dessa forma, educadores podem compreender a importância dessas linguagens através das quais os jovens se expressam e procurar, junto com os alunos, caminhos que possam valorizar e aproximar os desenhos animados da sala de aula, sem abrir mão dos conteúdos básicos pertinentes ao seu componente curricular e conectando-os a outros recursos disponíveis, possibilitando a aprendizagem e o senso crítico. É nesse caminhar que propomos que a escola e os educadores, sejam eles da área geográfica ou não, possam se beneficiar de tais estudos nessa área de interface entre educação e o desenho animado, com intuito de poder estabelecer ligações entre o universo televisivo e a atuação como ser social.
Descrição: Lima, J. P. de. A construção do pensamento geográfico através dos desenhos animados: Uma experiência utilizando o Pica-Pau como Recurso Didático. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3109
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joélica Pereira de Lima.pdfJoélica Pereira de Lima2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.