Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/311
Título: A formação da competência na atividade de gerentes de hotéis
Autor(es): Medeiros, Luann Glauber Rocha
Palavras-chave: Competência profissional
Formação profissional
Psicologia organizacional
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Nesse artigo propomos discutir a formação profissional de gerentes de hotéis através do enfoque da (s) competência (s). Para isso, partimos de uma pesquisa, realizada em Campina Grande/PB, com gerentes de quatro hotéis desta cidade, buscando levantar as competências adquiridas e aquelas que os gerentes necessitavam desenvolvê-las no trabalho hoteleiro. Observamos que dentre um conjunto de competências desenvolvidas em função da trajetória profissional, a questão da formação destes profissionais necessitava de um diálogo maior com a noção de competência. Assim, através de entrevistas semi-estruturadas e um método de análise qualitativo, buscou-se na pesquisa que deu origem a este artigo, compreender quais competências esses gerentes mobilizam na realização de sua atividade e como estas estão implicadas na sua formação. De acordo com os resultados obtidos, os gerentes - equitativamente de ambos os sexos- são em sua maioria casados(cinco) , com idade entre 31 e 74 anos, curso superior (exceto dois que possuem curso técnico) e média salarial de R$ 4.166,00. No tocante à formação profissional, observou-se a insuficiência de cursos voltados para o turismo e hotelaria, bem como a escassez de cursos profissionalizantes (curta duração) neste mesmo setor. Diante disso, conclui-se que a formação profissional gerencial tem sido fortemente marcada pela idéia de qualificação para o posto de trabalho, ao passo que a formação pela competência consiste na aquisição e construção de conhecimentos produzidos pelos trabalhadores em situações concretas de trabalho.
Descrição: MEDEIROS, L. G. R. A formação da competência na atividade de gerentes de hotéis. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/311
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luann Glauber Rocha Medeiros.pdfLuann Glauber Rocha Medeiros748.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.