Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Maria Clara de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T16:58:46Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14T16:58:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31108 | - |
dc.description | PEREIRA, Maria Clara de Freitas. Análise comparativa entre os personagens Odisseu da Odisseia (Homero) e Ulisses de Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (Clarice Lispector): considerações sobre a sabedoria. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba - Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O personagem Ulisses do livro Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, e Odisseu da Odisseia, de Homero, apresentam semelhanças e divergências em vários aspectos. O artigo tem como objetivo explorar essas semelhanças e divergências entre esses personagens a partir do conceito de sabedoria. Nesse sentido, a metodologia do trabalho está baseada no método comparativo em relação à categoria de personagem e na pesquisa bibliográfica, ou seja, no debruçamento sobre material teórico, tendo como hipótese que esses personagens se apresentam como modelos da sabedoria, respectivamente, na Antiguidade e na Modernidade. Ademais, ressalta-se que Ulisses, na obra de Lispector, é sábio de acordo com concepções modernas de educação acadêmico- intelectual, enquanto Odisseu o é por causa da sua prudência, ou seja, por sua virtude (areté). Os principais fundamentos teóricos para relacionar os modelos de sabedoria da educação antiga e da moderna, assim como aos personagens estudados, são Aristóteles (2015) com seu conceito de prudência e Max Weber (1979), que aborda a racionalização e a instrumentalização do ensino na modernidade. Também como arcabouço teórico, trouxemos Bakhtin (1998) para abordar as propriedades da epopeia e do romance nesses personagens. Para discutir ideias comparativistas, temos autores como Cerqueira (2020), Dumith (2012), Guimarães (2016), entre outros. Os resultados estão relacionados a como a sabedoria aparece como ponto de interseção entre esses personagens, enquato os difere. Assim, o foco de análise é o conceito de sabedoria em Ulisses ou Odisseu e como ele se manifesta de maneiras diversas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Andréa Morais da Costa Buhler | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ulisses | pt_BR |
dc.subject | Odisseia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Prudência | pt_BR |
dc.subject | Clarice Lispector | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre os personagens Odisseu da Odisseia (Homero) e Ulisses de Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (Clarice Lispector): considerações sobre a sabedoria | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Clara de Freitas Pereira | TCC - Maria Clara de Freitas Pereira | 462.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 415.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.