Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3114
Título: A importância da citricultura para o município de Matinhas-PB: circuito inferior da economia
Autor(es): Silva, Giusepp Cassimiro da
Palavras-chave: Produção Agrícola
Citricultura
Desenvolvimento Sócioeconômico
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: Economicamente, Matinhas desempenha um importante papel na economia do Estado da Paraíba, pois é a maior produtora de laranja do estado e a maior produtora de tangerina do Nordeste. O município é eminentemente produtor agrícola e os empregos gerados são dirigidos a essa atividade. Tal fato se justifica por Matinhas possuir condições climáticas e pedológicas adequadas. A presente pesquisa teve por finalidade discutir como a citricultura está diretamente ligada à vida econômica da maioria dos habitantes da região, bem como sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico desse município. Ao realizar esse trabalho, pretende-se fazer um estudo de uma forma mais abrangente sobre, como a produção de uma cultura consegue movimentar intensamente a economia de um município de pequeno porte, mais especificamente a produção de laranja em Matinhas; e qual a real importância dessa produção para o desenvolvimento socioeconômico dos habitantes do referido município. O estudo foi realizado através de visitas “in loco”, registros fotográficos e aplicação de questionários aos produtores rurais e entrevistas a órgãos públicos municipais. Com o inegável potencial agrícola que a região apresenta, principalmente para a cultura de produção de citrus, esta pesquisa teve ainda o propósito de investigar a real situação do cultivo da laranja e tangerina, o qual enfocará a influência dessa cultura para o desenvolvimento sustentável de Matinhas. Quanto aos resultados obtidos, observou-se que a maior riqueza municipal está ligada a citricultura, contudo tal atividade poderia ser ainda mais impulsionada, beneficiando e melhorando a produtividade local.
Descrição: Silva, G. C. da. A importância da citricultura para o município de Matinhas-PB: circuito inferior da economia. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3114
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giusepp Cassimiro da Silva.pdfGiusepp Cassimiro da Silva2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.