Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3115
Título: A Bagaceira e a realidade romanceada dos engenhos do agreste paraibano
Autor(es): Silva, Sérgio Dantas
Palavras-chave: Geografia Cultural
Literatura - Romance
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: A geografia cultural é recente no Brasil. Esta temática consegue destaque, nas universidades brasileiras, a partir da década de 1990. Inserido nas propostas da geografia Cultural, e atendendo à necessidade da área em questão que este trabalho foi concebido. Utilizando-se de um romance foi possível elaborar um trabalho acadêmico que retrata a região Nordeste a partir de uma obra literária. O livro em análise é A bagaceira, do escritor José Américo de Almeida. A narrativa estudada neste trabalho retrata o encontro de duas realidades o Brejo e o Sertão paraibano. Partindo deste encontro, apresentado no romance, fica claro uma série de ideias que servem como tema para inúmeros estudos acadêmicos em Geografia. A partir do romance, diversos temas são despertados neste trabalho: região, estrutura agrária, estiagem, dentre outros. Contando, com o fato de que algumas obras literárias trazem no seu conteúdo as vivências do autor. O que fica claro neste trabalho, pois as experiências de Almeida, durante grande parte de sua vida, entre o agreste e sertão.
Descrição: Silva, S. D. A Bagaceira e a realidade romanceada dos engenhos do agreste paraibano. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3115
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgio Dantas Silva.pdfSérgio Dantas Silva821.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.