Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Rita de Cássia Gondim dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-12T10:57:24Z | - |
dc.date.available | 2024-04-12T10:57:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31167 | - |
dc.description | SANTOS, R. C. G. Ensino de geografia e materialidade da Lei 11.465/2008: pensando em possibilidades a partir da prática da capoeira no estudo das categorias de análise geográficas. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é fruto de pesquisa que buscou contribuir com o ensino de Geografia, a partir da prática da Capoeira nas aulas de Geografia para o estudo das suas categorias de análise e de conceitos relacionados à temática ambiental e, com isso, dar materialidade a Lei 11.465/08, a qual torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no Ensino, como forma de resgate da formação étnico-social do Brasil e das questões culturais, para que os docentes possam levar para sala de aula práticas e conteúdos decoloniais e, com isso, auxiliar na construção do conhecimento geográfico, a partir da compreensão da identidade sociocultural brasileira, com intuito de reaproximar a escola das culturas populares. Objetivou-se com a pesquisa contribuir na perspectiva da abordada a lei 11.465/08 que determina Ensino da História e da cultura Africana e Afro Brasileira no processo formativo de estudantes inseridos no Programa de Residência Pedagógica em Geografia da UEPB.CAMPUS I Campina grande –PB. A pesquisa foi de cunho qualitativo, modalidade pesquisa colaborativa e o público-alvo foi composto pelos discentes do curso de Licenciatura em Geografia, UEPB, Campus I, participantes do Programa Residência Pedagógica. Por fim, o desenvolvimento de presente pesquisa contribuiu para dar materialidade a lei que garante o estudo das temáticas africana e indígena no ensino, já que muitos dos participantes da pesquisa ainda desconheciam o texto normativo, sendo importante resgatá-lo no âmbito do espaço de formação de professores de Geografia. Tudo isso vai se somar para dinamizar as aulas e minimizar com as mais diversas formas de preconceito e racismo existentes em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Prática cultural | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Categorias de análise geográficas | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Ensino de geografia e materialidade da Lei 11.465/2008: pensando em possibilidades a partir da prática da capoeira no estudo das categorias de análise geográficas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - RITA DE CASSIA GONDIM DOS SANTOS.pdf | PDF - Rita de Cassia Gondim dos Santos | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de depósito | 299.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.