Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, João Matheus dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T13:21:16Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T13:21:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31199 | - |
dc.description | SANTOS, J. M. A residência pedagógica no período remoto e suas contribuições na formação inicial do professor de geografia: concepções e desafios. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação do profissional do campo da docência é constituída por várias interpretações e mesmo formas de intervenções essas com o passar do tempo põem em curso inúmeras interpretações e mesmo objeções acerca dos saberes e técnicas necessárias para ser professor .O Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica, Subprojeto Geografia/UEPB, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), objetiva a inserção dos discentes das licenciaturas na escola básica, ainda no decorrer do curso. De acordo com a CAPES, o Programa surge como uma nova forma de auxílio à formação docente, intensificando a relação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a escola de educação básica, otimizando a formação dos discentes das licenciaturas, por meio de projetos que possibilitem o exercício da relação entre teoria e prática .Para o presente estudo inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico da temática em questão, posteriormente foram enfatizadas as questões e procedimentos metodológicos. Dessa forma, a pesquisa ocorreu de forma qualitativa, descritiva e colaborativa. Foram aplicados também um questionário composto por 6 perguntas para os residentes. 10% desse público corroborou com a ideia de que teria uma melhor eficácia se essa experiência fosse de forma presencial e não remota. Ou seja, o ensino virtual deveria ser tratado como algo efêmero, estando no momento como algo necessário apenas, pela questão de saúde. É intrinsecamente importante a sala de aula para harmonia entre os indivíduos, pois será nesse sistema educacional que eles vão ser moldados enquanto cidadãos. À vista disso, o ensino remoto teve suas limitações e dificuldades. Como o sistema educacional, na sua totalidade, não estava preparado para vivenciar este momento de crise, as escolas, juntamente com seu corpo profissional, precisam rever o currículo, as metodologias e concepções pedagógicas, para assim ter um melhor ensino de acordo com os obstáculos postos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Joana d´Arc Araújo Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estagio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Distanciamento social | pt_BR |
dc.title | A residência pedagógica no período remoto e suas contribuições na formação inicial do professor de geografia: concepções e desafios | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento sem título (1).pdf | Termo de depósito | 234.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
tcc fim (1).docx.pdf | PDF - João Matheus dos Santos | 1.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.