Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Erica Cabral de-
dc.date.accessioned2024-04-22T11:18:49Z-
dc.date.available2024-04-22T11:18:49Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31250-
dc.descriptionALMEIDA, E. C. de. A climatologia no ensino fundamental: um estudo a partir da realidade da Escola Francisca Leite Vitorino, Boa Vista/PB. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO ensino da climatologia é de suma importância nos anos finais do ensino fundamental, uma vez que aborda conteúdos relacionados a fenômenos atmosféricos presentes no dia a dia das pessoas e que interferem em diversas atividades humanas como a agricultura, pecuária entre outras. Desse modo, vê-se a necessidade de aproximar os conteúdos abordados na disciplina à realidade vivenciadas pelos estudantes, facilitando a compreensão dos mesmos. A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo compreender quais fatores interferem no processo de aprendizagem dos conteúdos de climatologia apresentados nas aulas de Geografia no 6° ano A e B da Escola Francisca Leite Vitorino, localizada no município de Boa Vista - PB. Dessa forma pretendeu-se analisar as temáticas sobre a climatologia inseridas no ensino fundamental e discutir a importância de estabelecer uma ligação entre os assuntos estudados em aula e o mundo observado pelo aluno para que, a partir disso, obtenha-se um melhor aproveitamento de tais temáticas. Metodologicamente optou-se por um pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, com relação à coleta de dados foi utilizado um questionário para os alunos com perguntas abordando a climatologia geográfica. O estudo justifica-se por partir do pressuposto da necessidade de aproximar o estudo da climatologia geográfica e s práticas educacionais com o meio em que o aluno vive e percebe. Os resultados mostram que grande parte dos alunos acha que é importante estudar a climatologia, porém ainda sentem dificuldade de associar os conteúdos teóricos com prática vivida cotidianamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Nathália Rocha Moraispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleA climatologia no ensino fundamental: um estudo a partir da realidade da Escola Francisca Leite Vitorino, Boa Vista/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Erica Cabral de Almeida.pdf.pdfPDF - Erica Cabral de Almeida841.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito374.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.