Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31250
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Erica Cabral de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T11:18:49Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T11:18:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31250 | - |
dc.description | ALMEIDA, E. C. de. A climatologia no ensino fundamental: um estudo a partir da realidade da Escola Francisca Leite Vitorino, Boa Vista/PB. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da climatologia é de suma importância nos anos finais do ensino fundamental, uma vez que aborda conteúdos relacionados a fenômenos atmosféricos presentes no dia a dia das pessoas e que interferem em diversas atividades humanas como a agricultura, pecuária entre outras. Desse modo, vê-se a necessidade de aproximar os conteúdos abordados na disciplina à realidade vivenciadas pelos estudantes, facilitando a compreensão dos mesmos. A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo compreender quais fatores interferem no processo de aprendizagem dos conteúdos de climatologia apresentados nas aulas de Geografia no 6° ano A e B da Escola Francisca Leite Vitorino, localizada no município de Boa Vista - PB. Dessa forma pretendeu-se analisar as temáticas sobre a climatologia inseridas no ensino fundamental e discutir a importância de estabelecer uma ligação entre os assuntos estudados em aula e o mundo observado pelo aluno para que, a partir disso, obtenha-se um melhor aproveitamento de tais temáticas. Metodologicamente optou-se por um pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, com relação à coleta de dados foi utilizado um questionário para os alunos com perguntas abordando a climatologia geográfica. O estudo justifica-se por partir do pressuposto da necessidade de aproximar o estudo da climatologia geográfica e s práticas educacionais com o meio em que o aluno vive e percebe. Os resultados mostram que grande parte dos alunos acha que é importante estudar a climatologia, porém ainda sentem dificuldade de associar os conteúdos teóricos com prática vivida cotidianamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | A climatologia no ensino fundamental: um estudo a partir da realidade da Escola Francisca Leite Vitorino, Boa Vista/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Erica Cabral de Almeida.pdf.pdf | PDF - Erica Cabral de Almeida | 841.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 374.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.