Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3127
Título: O uso da Gestão do Conhecimento no processo de produção de software: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia da informação
Autor(es): Santos, Leiliana Pereira dos
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Produção de softwares
Data do documento: 18-Mar-2014
Resumo: Em uma economia caracterizada pela incerteza, a organização que se destaca é aquela que cria, dissemina e incorpora novos conhecimentos em suas tecnologias e produtos, construindo desse modo uma vantagem competitiva sustentável. Assim, o presente trabalho traz como objetivo geral verificar como a Viggo Sistemas atua na gestão de seu conhecimento. A pesquisa se classificou como descritiva, quanto ao objetivo, como método se realizou um estudo de caso e o problema foi abordado de forma quantitativa e qualitativa. O questionário foi aplicado em uma amostra de 15 colaboradores internos de um somatório total de 18 colaboradores. Para avaliar a gestão do conhecimento na empresa foi adotado um questionário estruturado fundamentado no modelo proposto por Probst et al (2002). Os principais resultados encontrados foram: a empresa apresenta elevada complexidade de metas; dispõe de informações claras; valoriza a troca de informações com os clientes; utiliza ideias propostas por seus colaboradores; estimula o trabalho em equipe e a troca de informações entre funcionários; utiliza informações presentes no meio que atua e possui um sistema eficiente de controle de resultados. Entretanto, a organização deve aperfeiçoar a definição de suas metas já que a complexidade tem dificultado a execução destas. Definir bem metas representa o ponto de partida da gestão do conhecimento, por isso esse processo deve ser revisto na empresa pesquisada.
Descrição: SANTOS, L. P. dos. O uso da Gestão do Conhecimento no processo de produção de software: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia da informação. 2014. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3127
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leiliana Pereira dos Santos.pdfLeiliana Pereira dos Santos927.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.